Salário mínimo acima dos 600 euros em 2019? Não discutimos proposta, diz CCP

Presidente da CIP adiantou que patrões podem surpreender com proposta de salário mínimo para 2019 superior à do Governo. Em resposta, CCP diz que não discutiu, nem considerou essa posição.

Depois de o presidente da Confederação Empresarial Portuguesa (CIP) ter admitido, este sábado, que o salário mínimo nacional pode mesmo ultrapassar a meta dos 600 euros proposta pelo Governo para o próximo ano, a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) garante que não foi discutida “ou sequer considerada” qualquer proposta sobre essa matéria, até porque essas conversações só deverão ter lugar no final do ano.

“Não foi pela Confederação do Comércio e Serviços discutida, ou sequer considerada, qualquer proposta de aumento do Salário Mínimo para 2019 acima da proposta que consta do programa de Governo”, confirma a entidade, em comunicado. A CCP reforça ainda que “apenas em outubro” será feita a análise dos indicadores (inflação, produtividade e crescimento da economia) e consequentemente a “definição de uma posição”.

Na nota, a entidade explica também que “o Governo, nos últimos anos, por decisão política, decretou aumentos significativamente superiores [do salário mínimo], o que naturalmente as empresas têm cumprido”.

Além disso, a CCP refere que representa empresas de setores, como o automóvel, que “pelas suas características acordaram, nos seus contratos coletivos de Trabalho, salários mínimos superiores ao legalmente estabelecido”, o que considera “positivo para a evolução do consumo interno e da economia em geral”.

Este sábado, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, o presidente da CIP assumiu que os patrões poderão “surpreender” e propor um valor superior àquele sugerido pelo Executivo de António Costa para o salário mínimo de 2019. “[Pode] haver uma surpresa e não ficarmos confinados a um valor de 600 euros”, disse António Saraiva.

O representante acrescentou ainda: “Os 600 euros são a meta do Governo mas provavelmente, se continuarmos neste desenvolvimento, nesta garantia de manutenção e nas alterações que desejamos produzir ao nível da melhoria dos fatores de produção, então é possível que esse valor até possa vir a ser melhorado”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário mínimo acima dos 600 euros em 2019? Não discutimos proposta, diz CCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião