OPEP vai aumentar produção de petróleo. Barril sobe 3% em Nova Iorque

A OPEP vai mesmo aumentar a produção de petróleo. O acordo alçando esta sexta-feira implica uma subida da produção em um milhão de barris de crude por dia a partir de julho.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai mesmo aumentar a produção de “ouro negro”. O acordo foi alçando na reunião desta sexta-feira e, de acordo com a fonte citada pela Reuters, implica uma subida de um milhão de barris de petróleo por dia, a partir de julho.

Este aumento será, no entanto, apenas nominal, já que para muitos dos países em causa este acordo significará apenas a concretização total das suas respetivas quotas.

O acordo desta sexta-feira pretende fazer face ao aumento da procura de petróleo. Segundo a Agência Internacional de Energia, a procura global deste combustível fóssil voltará a crescer no próximo ano ao mesmo ritmo de 2018, com 1,4 milhões de barris diários em cada dia.

Nesse sentido, o ministro da Energia da Arábia Saudita já tinha defendido na quinta-feira o aumento da “oferta” no mercado, até porque o objetivo, disse o governante, deve passar agora por impedir uma escassez de petróleo.

Mais reticente estava o Irão, que acabou por ser convencido pela Arábia Saudita. À CNBC, o ministro da Energia iraniano adiantou que a conversa com esse governante tinha sido bem sucedida e que portanto estavam a preparar um plano.

Neste quadro, em Londres, o Brent está a valorizar 2,27% para 74, 71 dólares por barril. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI) está a subir 2,79% para 67,37 dólares por barril.

Ainda antes do acordo ser conhecido, o Presidente dos Estados Unidos (país que não é membro da OPEP) usou o Twitter para confessar que esperava que fosse determinada a subida da produção de petróleo. “Espero que a OPEP aumente a produção substancialmente. Precisamos de manter os preços em baixo”, escreveu Donald Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP vai aumentar produção de petróleo. Barril sobe 3% em Nova Iorque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião