Silêncio… que se vai dormir no aeroporto

  • ECO
  • 17 Junho 2018

Dormir profundamente no meio de um espaço público movimentado e barulhento vai ser possível graças a cápsulas futuristas. O primeiro sítio a acolhê-las vão ser os aeroportos.

Os aeroportos são dos sítios mais controversos no que toca a dormir uma sesta. Por um lado, quase todas as pessoas já desejaram dormir um pouco entre voos, ou simplesmente descansar porque o avião está atrasado. Mas, por outro, também quase todas já passaram pela dificuldade em fazer essa mesma sesta. Seja porque há muito barulho, muitas pessoas ou demasiada luminosidade… as condições para atrapalhar o descanso estão reunidas.

Foi a pensar nesta necessidade que a AirPod desenhou a “AirPod Sleeping Pod”, uma cápsula privada projetada para ser instalada em espaços públicos, como aeroportos, hotéis, estações de comboios, centros comerciais e, até mesmo, escritórios. As cabines futuristas são insonorizadas, têm espaço suficiente para uma cadeira, que pode converter-se em cama, e para guardar as malas de viagem. Além disso, dentro de cada compartimento existe rede wifi, uma televisão touch, ar condicionado e sistema de luzes variáveis, de modo que a pessoa consiga a luz perfeita para a situação específica.

O desenho das cápsulas permite que quem as alugue usufrua de privacidade e silêncio suficientes para dormir uma sesta, apesar de estar no meio de um espaço público. Nos aeroportos, as cabines vão ficar no centro das salas de espera, permitindo aos viajantes descansar, trabalhar ou ver um filme. O preço, por hora, vai rondar os 15 euros.

Os fabricantes garantem que, após cada utilização, as cabines podem desinfetar-se automaticamente e contam com um sistema de redução de odores. Ainda assim, haverá um grupo de trabalhadores da empresa em cada aeroporto para certificar-se de que as cápsulas estão a funcionar perfeitamente.

Os criadores do equipamento acreditam que esta é a solução ideal para quem tem de fazer escala e, por isso, espera várias horas no aeroporto por outro voo. As cabines vão ser instaladas no primeiro trimestre de 2019 nos aeroportos europeus que demonstrarem interesse, até ao final do terceiro trimestre deste ano, em adquiri-las. O primeiro passo são os aeroportos mas, no futuro, a empresa espera instalar o equipamento noutros espaços públicos como hotéis, estações de comboios e de autocarros.

De acordo com o Business Insider (conteúdo em espanhol), neste momento cada cápsula só tem capacidade para uma pessoa, mas a empresa assegura que, no futuro, vai ser desenvolvido outro modelo com espaço suficiente para duas. “O passo seguinte será a chamada cabine ‘familiar’. Airpod de quatro pessoas, para dois adultos e duas crianças”, avançou uma fonte da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Silêncio… que se vai dormir no aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião