Crédito ao consumo acelera até abril. Aumentou 18% face a 2017

Os bancos e as financeiras concederam quase 2,4 mil milhões de euros em crédito ao consumo nos primeiros quatro meses do ano. Trata-se de um máximo do histórico do Banco de Portugal.

A concessão de crédito ao consumo continua em alta. Nos primeiros quatro meses do ano, os bancos e as financeiras concederam perto de 2,4 mil milhões de euros em crédito aos consumidores. Trata-se de um novo máximo do histórico disponibilizado pelo Banco de Portugal e corresponde a um aumento de 18% face ao mesmo período do ano passado.

Dados disponibilizados pela entidade liderada por Carlos Costa, nesta sexta-feira, mostram que em abril foram disponibilizados em Portugal 580 milhões de euros em crédito ao consumo. Este montante corresponde a um decréscimo face ao máximo histórico de mais de 659 milhões de euros concedidos em março, que contou com o efeito das compras da Páscoa naquele mês.

Crédito ao consumo nos primeiros quatro meses de cada ano

Fonte: Banco de Portugal

Contudo, o montante concedido em abril eleva para 2.379 milhões de euros o total da concessão registada no acumulado do ano. Este valor corresponde ao mais elevado do histórico do Banco de Portugal, cujo início remonta ao início de 2013. Face aos quatro primeiros meses do ano passado, este montante corresponde ainda a um aumento de 18% na concessão de crédito com esse fim.

A maior disposição das famílias em assumir encargos financeiros com os bancos e as financeiras continua a ser alimentada pela melhoria das suas perspetivas num contexto de recuperação económica do país.

A “vontade” de recorrer mais ao crédito atinge as diferentes finalidades de empréstimos ao consumo. Mas é sobretudo o crédito automóvel e sem finalidade específica que alimenta o crescimento dos níveis de concessão.

Nos primeiros quatro meses do ano, os bancos e as financeiras disponibilizaram 972 milhões de euros em empréstimos para a compra de carro. Ou seja, mais 20% do que o verificado no mesmo período de 2017. Já no segmento de outros créditos pessoais, onde se incluem por exemplo os empréstimos para férias ou para a aquisição de eletrodomésticos, ocorreu um aumento também de 20% face ao período homólogo, mas para 1.030 milhões de euros.

Em qualquer destes segmentos não se assistia a valores tão elevados nos seis anos que abrangem o histórico do Banco de Portugal.

Já no caso da utilização de cartões de crédito e linhas de crédito, contas correntes e facilidades de descoberto, foram disponibilizados nos quatro primeiros meses deste ano 355 milhões de euros em empréstimos, 7% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Por sua vez, no crédito pessoal com finalidade de educação saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, os bancos e as financeiras disponibilizaram 22 milhões de euros entre janeiro e abril. Este montante corresponde a uma subida de 37% face ao período homólogo.

(Notícia atualizada às 11h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo acelera até abril. Aumentou 18% face a 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião