Venda da CGD em Espanha e África do Sul na fase final. Governo à espera de propostas vinculativas

  • Rita Atalaia
  • 14 Junho 2018

Os investidores interessados na CGD em Espanha e na África do Sul vão agora ser convidados a apresentar propostas vinculativas.

A venda da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Espanha e na África do Sul entrou na fase final. O Governo decidiu esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, dar mais um passo neste processo de alienação, permitindo que os potenciais compradores apresentem agora propostas vinculativas.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje as resoluções que determinam a seleção dos potenciais investidores admitidos a participar na fase subsequente do processo de alienação de ações detidas pela Caixa Geral de Depósitos”, lê-se no comunicado divulgado esta quinta-feira, referindo-se à venda do espanhol Banco Caixa Geral e do sul-africano Mercantile Bank.

“Os investidores selecionados serão convidados a desenvolver diligências informativas e a proceder à apresentação de propostas vinculativas de aquisição das ações”, lê-se no comunicado, não indicando quais são os investidores selecionados para a apresentação destas propostas. O Executivo refere apenas que, com este passo, se conclui “outro passo estratégico para a execução do calendário dos compromissos subjacentes à recapitalização da CGD pelo Estado”.

"Os investidores selecionados serão convidados a desenvolver diligências informativas e a proceder à apresentação de propostas vinculativas de aquisição das ações.”

Conselho de Ministros

No caso do banco espanhol, e segundo fontes citadas pelo jornal Expansión, o Abanca e Cajamar são as favoritas para fechar o negócio. Entretanto, o Jornal de Negócios (acesso pago) avançou que o fundo Cerberus, que gere mais de 30 mil milhões de dólares em ativos, também se juntou a esta corrida.

A administração da CGD comprometeu-se junto da Comissão Europeia a abandonar os mercados em Espanha, África do Sul, mas também Brasil, como contrapartida à capitalização estatal de 3,9 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 15h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda da CGD em Espanha e África do Sul na fase final. Governo à espera de propostas vinculativas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião