Ataque na Coreia do Sul arrasa moedas virtuais. Bitcoin já perde metade do valor desde o início do ano

  • ECO
  • 11 Junho 2018

A Bitcoin afundou mais de 11%, no rescaldo de um ciberataque a uma bolsa sul-coreana. Juntamente com as investigações de manipulação dos preços, as moedas virtuais estão a perder milhares de milhões.

A Bitcoin afundou, sendo a face mais visível das fortes quedas registadas na generalidade das moedas virtuais no seguimento de um ciberataque a uma plataforma de negociação na Coreia do Sul. Juntamente com as investigações por eventual manipulação do mercado, as criptomoedas acumulam perdas de milhares de milhões de dólares nas últimas semanas.

A Coinrail foi alvo de uma “intrusão cibernética”. O anúncio foi feito pela própria bolsa dedicada a negociação destas moedas virtuais, levando à queda do valor de muitas delas. Os hackers terão conseguido roubar 30% de todas as moedas transacionadas neste mercado. A Coinrail não especifica, mas poderão ter sido perdidos cerca de 30 milhões de euros em criptomoedas.

No rescaldo deste ataque, as moedas virtuais deslizaram. A Bitcoin, a mais conhecida de todas, chegou a perder um máximo de 11,5% para cotar nos 6.627 dólares, elevando assim a queda acumulada no ano para mais de 50%. Cada Bitcoin já chegou a valer mais de 19 mil dólares.

A desvalorização das moedas acentuou-se com este ataque, mas é uma tendência que se arrasta já há algumas semanas, depois de ter sido revelado que as autoridades norte-americanas abriram uma investigação criminal para apurar indícios de manipulação do mercado das moedas virtuais, nomeadamente a Bitcoin.

Perante todos estes episódios, a Bitcoin afunda, mas também a Ripple e a Ethereum, bem como as várias dezenas de divisas entretanto criadas. Quedas que, no global, já eliminaram mais de 40 mil milhões de dólares ao valor deste mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ataque na Coreia do Sul arrasa moedas virtuais. Bitcoin já perde metade do valor desde o início do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião