BCP sobe pela quinta sessão consecutiva. Lisboa contraria quedas da Europa

  • Juliana Nogueira Santos
  • 5 Junho 2018

Com um avanço de quase 3%, o banco liderado por Nuno Amado soma já ganhos de 14% em cinco sessões. O PSI-20 vai atrás.

O BCP continua a recuperar em bolsa, colocando o índice nacional em contramão face às quedas das principais praças europeias. Com um avanço de quase 3%, o banco que vai ser liderado por Miguel Maya soma já 14% em cinco sessões.

Na Europa, os principais índices abriram em queda, com destaque para o agregador Stoxx 600, que caía 0,11% e o italiano MIB, que perdia 0,30%. Já em Portugal, o PSI-20 avançava 0,26% no arranque da sessão para os 5.598,63 pontos.

O destaque vai para o BCP que, com um avanço de 2,84%, está a negociar nos 27,48 cêntimos, elevando para 13,8% a subida acumulada nas últimas cinco sessões, depois de um ciclo de fortes quedas que atiraram as ações para o valor mais baixo desde setembro.

A Sonae, que ganha 0,96% para 1,05 euros, também dá o seu contributo para a subida do índice. Esta valorização acontece numa altura em que a Sonae dá passos na preparação para colocar uma das suas áreas de negócio em bolsa, apresentando-a como “proposta de investimento sólida”. A Sonae MC, braço retalhista da empresa co-liderada por Paulo Azevedo, está já a fazer apresentações a potenciais investidores.

Em sentido contrário segue a outra retalhista em bolsa, a Jerónimo Martins, que após ter sido noticiado pela Bloomberg que a empresa tinha ganho a corrida à compra da polaca Piotr i Pawel, desliza 0,58% para 13,61 euros.

Juntam-se nas quedas as empresas do grupo EDP que estão sob o efeito da OPA dos chineses da China Three Gorges. Enquanto a EDP perde 0,44% para 3,40 euros, a EDP Renováveis desliza 0,43% para 8,13 euros. Recorde-se que os chineses oferecem 3,26 e 7,33 euros por ação, respetivamente.

A Galp Energia, por seu lado, valoriza 0,44% para 16,12 euros. A petrolífera nacional segue em linha com o preço da matéria-prima que sobe 0,71% em Nova Iorque e 0,33% em Londres.

(Notícia atualizada às 8h36 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP sobe pela quinta sessão consecutiva. Lisboa contraria quedas da Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião