Hoje nas notícias: FMI, EDP, futebol e mais futebol

  • ECO
  • 1 Junho 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Caixa Geral de Depósitos está prestes a perder 24,5 milhões de euros com um negócio fechado com o presidente do Benfica. Da banca à energia, a concretizar-se, a OPA à EDP fará soar os alarmes na ERSE, que colocará então também a REN sob a sua lupa. Em Bruxelas, foi dado o tiro de partida para a criação de um fundo de pensões privado e transfronteiriço. Num frente a frente, Cuevas e Santos Pereira debatem as políticas de Centeno. E no futebol, nunca a Justiça recebeu também denúncias de corrupção envolvendo o desporto rei.

Cuevas e Santos Pereira frente a frente

O chefe da missão do FMI para Portugal elogia a consolidação das contas nacionais, mas sublinha que seria mais prudente fazer mais poupanças a curto prazo, nomeadamente no que diz respeito aos custos com pessoal da Função Pública. Por outro lado, em entrevista, o economista-chefe interno da OCDE dá nota positiva a Centeno e acrescenta: “Não estamos a falar aqui de uma política despesista”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

OPA à EDP vai obrigar regulador a olhar para REN

A OPA lançada pela China Three Gorges à gigante liderada por António Mexia poderá fazer com que as atenções da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e da Comissão Europeia se voltem para a REN (empresa na qual o Estado chinês detém 25% do capital). Se a oferta à EDP avançar, a ERSE terá de avaliar se as regras europeias que obrigam à separação jurídica e patrimonial entre as atividade de redes de transporte de energia e as de produção e comercialização estão a ser cumpridas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Bruxelas dá tiro de partida para criar fundo de pensões privadas

A Comissão Europeia iniciou o processo de criação de um fundo de pensões privadas, que deverá atingir 240 milhões de cidadãos europeus. Segundo o Diário de Notícia a sugestão inicial terá partido da maior gestora de fundos do mundo, a norte-americana BlackRock. O projeto tem agora de ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

PJ investiga corrupção em oito jogos da Liga

São oito os jogos da Liga que a Política Judiciária está a investigar por suspeitas de corrupção. Destes, sete envolvem os três grandes clubes nacionais: Sporting, Benfica e F.C. Porto. Há ainda uma partida Feirense-Rio Ave a ser investigada, totalizando a quase dezena de jogos sob suspeita. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

 

CGD em risco de perder 24,5 milhões em acordo com Vieira

O banco público corre sérios riscos de perder 24,5 milhões de euros com um acordo negociado com o presidente do Benfica. Em causa está a participação de 50% da Caixa Geral de Depósitos no Fundo de Investimento Imobiliários Fechado Real Estate, declarado insolvente, esta semana, pelo EuroBic. A participação em questão tinha servido de pagamento de uma dívida de 31 milhões de euros contraída por Vieira. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: FMI, EDP, futebol e mais futebol

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião