Baixa no desemprego dá ânimo aos investidores em Wall Street

Os investidores norte-americanos juntaram as boas notícias do mercado de trabalho norte-americano aos sinais de maior estabilidade em Espanha e Itália e fizeram recuperar o mercado.

Aos sinais de maior estabilidade política em Espanha e Itália, os investidores norte-americanos juntaram boas notícias que vieram do mercado de trabalho dos EUA: a taxa de desemprego caiu para o valor mais baixo dos últimos 18 anos, transmitindo confiança quanto à vitalidade da maior economia do mundo.

Foi neste contexto positivo que Wall Street fechou em forte alta, num comportamento alinhado com as praças europeias. O S&P 500, o índice de referência para todo o mundo, avançou 1,08% para 2734.52 pontos. Acompanharam-no o tecnológico Nasdaq e o industrial Dow Jones, cujas valorizações foram de 1,51% e 0,9%, respetivamente.

“Dados sólidos sobre o emprego deram confiança aos investidores de que o abrandamento no PIB durante o primeiro trimestre foi transitório”, referiu Anwiti Bahuguna, da Columbia Threadneedle Investments, à agência Reuters. “Em cima disso, temos maior estabilidade na frente política europeia”, disse ainda.

O reporte do Governo americano mostrou que a economia do país criou 223 mil postos de trabalho no mês passado, acima do que era esperado pelos analistas. Com isso, a taxa de desemprego voltou a cair para mínimos de 18 anos, tendo ficado nos 3,8%.

Do lado de cá, após uma semana atribulada, Espanha e Itália viraram a página: em Madrid, Mariano Rajoy caiu com a moção de censura ao seu Governo e agora será a vez de Pedro Sanchez, do PSOE, assumir a liderança de um novo Executivo; em Itália, há nova tentativa do Movimento 5 Estrelas e da Liga Norte para formar uma coligação e assim evitar eleições antecipadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Baixa no desemprego dá ânimo aos investidores em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião