Alemanha volta a pedir extradição de Puigdemont

As autoridades alemãs solicitaram novamente a extradição do ex-presidente da Catalunha, pedindo ainda a sua prisão, alegando que há risco de fuga.

O Ministério Público da Alemanha voltou a pedir a extradição de Carles Puigdemont, justificada por rebelião e desvio de fundos públicos. Ainda que as provas não sejam conclusivas, são o suficiente para provar que houve incitação à violência, de acordo com o El Confidencial (conteúdo em espanhol).

Esta sexta-feira, para além de solicitar a extradição do ex-presidente da Catalunha, o tribunal regional do estado de Schleswig-Holstein avançou ainda com um pedido de prisão por risco de fuga, mesmo sem ser conhecida a decisão do primeiro pedido.

De acordo com o jornal espanhol, estas medidas acontecem na sequência do anúncio preliminar da semana passada, em que o mesmo tribunal avançou com a decisão de cumprir a ordem emitida pelo Supremo Tribunal espanhol. A palavra final sobre a extradição de Carles Puigdemont será do tribunal regional de Schleswig-Holstein.

Conforme defende o Ministério Público, de acordo com a lei do país, os atos cometidos pelo ex-presidente correspondem a “crimes de alta traição”. Neste sentido, o tribunal regional disse ter em conta todas essas razões apresentadas pela Procuradoria e afirmou que vai tomar uma decisão ainda este mês.

O Ministério Público alemão considera que o uso de fundos públicos para organizar o referendo foi provado e, por isso, não há nenhum entrave à extradição de Puigdemont.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha volta a pedir extradição de Puigdemont

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião