EUA anunciam tarifas sobre aço e alumínio da União Europeia

"Isto é um mau dia para o comércio mundial", declarou o presidente da Comissão Europeia, prometendo uma retaliação nas próximas horas às medidas anunciadas hoje pela Casa Branca.

Os EUA anunciaram esta quinta-feira que vão avançar as tarifas alfandegárias sobre o aço e alumínio da União Europeia, medidas que entram em vigor já a partir da próxima meia-noite. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, já disse que vai haver retaliação europeia, adensando os riscos de uma guerra comercial.

Em causa estão tarifas de 25% sobre as importações de aço e 10% sobre as importações de alumínio não só da União Europeia, mas também do Canadá e do México, revelou o secretário de Estado do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, esta quinta-feira. Estas medidas estiveram congeladas durante os últimos dois meses, mas as isenções temporárias acabam agora.

“Estamos ansiosos para continuar as negociações, tanto com o Canadá e o México, por um lado, e com a Comissão Europeia, por outro, porque há questões que também precisamos de resolver”, disse.

A reação do lado europeu não demorou. “Isto é um mau dia para o comércio mundial”, declarou Juncker num discurso em Bruxelas. “Vamos introduzir imediatamente uma ação legal junto da Organização Mundial do Comércio e iremos anunciar medidas de resposta nas próximas horas”, disse o presidente da Comissão.

“É totalmente inaceitável que um país esteja a impor medidas de forma unilateral no que diz respeito ao comércio mundial”, notou ainda Juncker.

Ainda antes de serem conhecidas as medidas norte-americanas, Angela Merkel avisava em Lisboa, ao lado de António Costa, que a União Europeia iria responder em conjunto. “Ainda não conhecemos a decisão [da administração norte-americana], mas se realmente forem impostas essas taxas, temos uma posição clara da União Europeia: pensamos que essas taxas não estão de acordo com as regras da Organização Mundial do Comércio”, disse a chanceler alemã.

México também vai contra-atacar

Também o Governo do México anunciou hoje que vai contra-atacar com “medidas equivalentes sobre vários produtos”. “Perante as tarifas impostas pelos Estados Unidos, o México vai impor medidas equivalentes a vários produtos, como aços planos e lâmpadas”, informou o Ministério da Economia do México.

Conforme indica o ministério, as tarifas mexicanas, que também se aplicam a preparados alimentares, maçãs, uvas, mirtilos e vários queijos, serão aplicadas “por um valor comparável ao nível da afetação”.

“O México lamenta profundamente e rejeita a decisão dos EUA de impor as tarifas a partir do dia 01 de junho”, acrescentou. As tarifas “não são adequadas nem justificadas” e o aço e o alumínio contribuem para a “competitividade de vários setores estratégicos e altamente integrados” na América do Norte.

(Notícia atualizada às 17h14)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA anunciam tarifas sobre aço e alumínio da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião