Confiança dos consumidores e clima económico tocam máximos em maio

  • Lusa
  • 29 Maio 2018

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, pelo terceiro mês consecutivo e para o valor máximo da série.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, pelo terceiro mês consecutivo e para o valor máximo da série, e o indicador de clima económico também subiu, para o máximo desde maio de 2002, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados do INE, o indicador de confiança dos consumidores aumentou dos 2,4 pontos de abril para os 3,3 pontos em maio, “atingindo o valor máximo da série”. Já o indicador de clima económico, calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade, aumentou em maio para os 2,3 pontos, após ter estabilizado em abril nos 2,1 pontos, “atingindo o máximo desde maio de 2002”.

O INE sinaliza que, em maio, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas e no comércio e nos serviços, tendo diminuído na indústria transformadora.

“O aumento do indicador de confiança dos consumidores em maio refletiu o contributo positivo das perspetivas relativas à evolução do desemprego e da situação financeira do agregado familiar, de forma mais expressiva no primeiro caso”, refere.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores e clima económico tocam máximos em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião