Economia da Zona Euro abranda há quatro meses

  • Lusa
  • 23 Maio 2018

Sinais de alarme na economia da moeda única: o ritmo de crescimento económico continuou a abrandar em maio, mostram os dados preliminares dos PMI da região.

O crescimento económico da Zona Euro desacelerou em maio pelo quarto mês consecutivo, segundo a estimativa flash do índice PMI Composto da atividade total da zona euro da Markit.

Assim, o índice Purchasing Managers’ Index (PMI) da Markit desceu para 54,1 pontos em maio, contra 55,1 em abril, mas ficou acima dos 50 pontos, nível que marca a ausência de mudanças, e, portanto, mostrando um crescimento sólido da atividade empresarial na zona euro.

O crescimento desacelerou tanto no setor industrial como no dos serviços, marcando em ambos os menores crescimentos dos últimos 18 meses.

As novas encomendas cresceram a um ritmo reduzido, o mais baixo desde finais de 2016, e no caso do setor industrial, esta moderação respondeu a um menor crescimento das exportações.

A informação, recolhida a partir de inquéritos, mostra que as empresas foram afetadas pela escassez tanto de matérias-primas como de mão-de-obra em alguns países, influenciando no prolongamento dos tempos de entrega dos fornecedores e no aumento das encomendas pendentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia da Zona Euro abranda há quatro meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião