Descongelamento de carreiras para “todos” ou para a “generalidade”?

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 23 Maio 2018

A questão levantou-se esta quarta-feira no Parlamento. Centeno começou por indicar que o descongelamento de carreiras seria para todos os funcionários públicos. Depois falou na "generalidade".

Todos ou quase todos? O ministro das Finanças afirmou esta quarta-feira, no Parlamento, que todos os funcionários públicos vão ter aumentos salariais por via do descongelamento de carreiras em 2019. Noutra intervenção, acabou por apontar para a “generalidade”.

“Todos os funcionários públicos vão ter aumentos salariais por via do descongelamento, todos vão ter aumentos salariais por via do descongelamento das carreiras em 2019”, começou por dizer Mário Centeno, em resposta à deputada Carla Barros. A social-democrata tinha defendido que, “se há milagre económico” e “fim de austeridade”, então que se atualize o salário dos trabalhadores do Estado.

Mais à frente, Joana Mortágua quis saber se de facto haveria um esforço de “regresso à normalidade” e se os funcionários públicos iriam ter o seu salário “atualizado normalmente, anualmente” em 2019, deixando assim de ver as remunerações congeladas.

Em resposta à deputada bloquista, Centeno acabou por corrigir o tiro. “Com a materialização dos efeitos de mais este ciclo de avaliação [2017/2018], de facto surge aquela imagem que eu há pouco passei, que a generalidade, quase a generalidade de todos os funcionários públicos terão, depois de 10 anos de ciclos de avaliação, uma progressão salarial, essa é a nossa expectativa.”

Já na segunda ronda de perguntas, Joana Mortágua voltou a abordar o tema: “Disse que em 2019 todos os funcionários públicos terão os seus salários atualizados, não é verdade, há professores que não vão ter aumentos salariais em 2019”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descongelamento de carreiras para “todos” ou para a “generalidade”?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião