Construtora do Hotel do Autódromo do Algarve entrou em PER. Estado e CGD são os maiores credores

  • Rita Atalaia
  • 23 Maio 2018

A Bemposta - Investimentos Turísticos do Algarve entrou em PER. Deve 18 milhões a 612 credores, dos quais seis milhões aos maiores bancos nacionais. Estado, através da Parvalorem, é o maior credor.

A construtora responsável pela construção do Hotel do Autódromo Internacional do Algarve e remodelação do Hotel Júpiter, em Portimão, entrou em Processo Especial de Revitalização (PER). O processo da Bemposta – Investimentos Turísticos do Algarve deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Faro, com os credores a reclamarem dívidas de 18 milhões de euros. Deste montante, mais de seis milhões são devidos aos maiores bancos portugueses. O Estado é o maior credor individual.

De acordo com a informação disponibilizada no portal Citius, a lista de credores da empresa liderada por Fernando Taborda ocupa 160 páginas. São, ao todo, 612 as entidades que reclamam créditos que ascendem a 18,4 milhões de euros — aos quais se juntam 773.998,02 euros de credores não reconhecidos. Entre estas, telecoms, empresas de materiais de construção, a EDP ou mesmo a associação dos bombeiros voluntários de Portimão. Mas também os maiores bancos nacionais.

BCP, BPI, Santander Totta, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos surgem nesta extensa lista com uma dívida reclamada de mais de seis milhões de euros. É também entre as instituições financeiras que se encontra um dos maiores credores da Bemposta: o banco estatal liderado por Paulo Macedo reclama três milhões de euros dos 18 milhões. Já o BCP e o Santander Totta reclamam mais de um milhão cada um, enquanto o Novo Banco pede 825 mil euros e o BPI reclama 41 mil euros.

Do total do valor em dívida, a banca representa 35%. No entanto, o maior credor individual é o Estado através da Parvalorem, empresa criada exclusivamente para gerir ativos tóxicos que resultaram do BPN. Reclama 3.284.941,05 euros.

Foi em fevereiro que o processo deu entrada no Citius, estando agora publicada a versão final do plano de revitalização proposto pela empresa. Os credores têm agora um prazo de cinco dias desde 22 de maio para se pronunciarem sobre os detalhes deste plano, que não são conhecidos publicamente. Contactada pelo ECO, não foi possível até ao momento de publicação do artigo obter um comentário por parte da empresa algarvia.

Esta construtora ficou conhecida por ter estado envolvida na construção ou remodelação de hotéis bem conhecidos. É o caso do Hotel Júpiter, em Portimão, cujas obras envolveram a renovação dos quartos, aumento da área de garagem e ainda reparação da piscina. Mas também pela ampliação do Praia Verde Boutique Hotel, em Altura, e pela construção do Hotel do Autódromo Internacional do Algarve, sendo que este último também entrou em PER.

Uma parte da construção do novo Hotel Hilton Bom Sucesso, em Óbidos, também ficou a cargo da empresa liderada por Fernando Taborda, nomeadamente as instalações elétricas e instalações de telecomunicações. Contudo, o projeto desenhado pelo arquiteto Souto Moura — um investimento de 27 milhões, dos quais 13,6 milhões eram fundos comunitários — está parado desde 2014. Foi nesse ano que as empresas promotoras — Acordo Óbidos e Bom Sucesso — pediram insolvência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construtora do Hotel do Autódromo do Algarve entrou em PER. Estado e CGD são os maiores credores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião