A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, criou uma empresa um dia antes de entrar para o Governo. Acumulou o cargo executivo com a gerência de uma imobiliária. Advogado diz que desconhecia que estava a violar a lei. A Comissão Europeia aponta para os atrasos nos pagamentos dos hospitais, e alerta que, a longo prazo, Portugal vai ter um dos fardos mais pesados dos cuidados de saúde sobre o orçamento.

Pedro Siza Vieira diz que desconhecia a legislação que impede um membro do Governo de acumular cargos de gerência em empresas privadas, como aquele que ocupou na imobiliária que criou um dia antes de entrar para o Executivo. O ministro renunciou ao cargo de gerente dois meses depois e após ser alertado para aquele impedimento.

A Comissão Europeia alerta Portugal para a sua despesa com o Sistema Nacional de Saúde, que demonstra fraco planeamento orçamental e implementação dos gastos previstos. Nas recomendações para Portugal da Comissão Europeia, publicadas esta quarta-feira, os comissários sublinham que Portugal vai precisar de fazer revisões continuadas da despesa.

A construtora responsável pela construção do Hotel do Autódromo Internacional do Algarve e remodelação do Hotel Júpiter, em Portimão, entrou em Processo Especial de Revitalização (PER). O processo da Bemposta – Investimentos Turísticos do Algarve deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Faro, com os credores a reclamarem dívidas de 18 milhões de euros. Deste montante, mais de seis milhões são devidos aos maiores bancos portugueses. O Estado é o maior credor individual.

Dois anos depois de ter sido publicado no Jornal Oficial da União Europeia, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) vai entrar em vigor, esta sexta-feira. Em declarações ao ECO, o presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP) defende, contudo, que esse prazo deveria ser prolongado por mais 24 meses, uma vez que constitui um dos fatores de maior pressão sobre as empresas. José Eduardo Carvalho exige ainda a “redução significativa” das coimas previstas para as entidades que não cumpram a lei.

Há um palácio à venda. É o Palácio Centeno, ou Palácio das Açafatas, detido pela Universidade de Lisboa, que agora se prepara para alienar o imóvel construído nos finais do século XVII. O procedimento de venda foi publicado em Diário da República, tendo os interessados até ao final de junho para apresentarem propostas com um valor mínimo de 6,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião