IEFP: Desemprego registado cai para mínimos de quase 16 anos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 21 Maio 2018

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou para cerca de 376 mil pessoas, menos 16,6% comparando com o mesmo mês de 2017.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continua a cair e, em abril, recuou para pouco mais de 376 mil pessoas. Este é o número mais baixo em quase 16 anos, de acordo com fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicados esta segunda-feira dão conta de 376.014 desempregados registados no quarto mês do ano, o que corresponde a uma quebra de 16,6% em termos homólogos e de 4,4% face a março.

“Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2017, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados”, diz o IEFP. O destaque vai para os homens (-19,4%), os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos (-15,8%), os inscritos há um ano ou mais (-18,3%), os que procuravam novo emprego (-16,4%) e os que possuem como habilitação escolar o ensino secundário (-14,9%) e ainda os que possuem o 1º ciclo básico (-18,7%), continua.

Ainda que o número total de desempregados registados tenha recuado, abril registou um aumento homólogo de inscrições ao longo do mês, contrariando o movimento de descida que se verificava há quase dois anos. Só no mês de abril, os centros de emprego receberam a inscrição de 39.933 desempregados, mais 5,9% face ao mesmo mês de 2017. Comparando com março, porém, está em causa uma quebra de 6,4%.

Além do conjunto de 376 mil desempregados, também estão inscritos nos centros de emprego mais de 54 mil empregados, quase 93 mil ocupados em programas de emprego ou formação e cerca de 24 mil indisponíveis temporariamente (por motivos de doença).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IEFP: Desemprego registado cai para mínimos de quase 16 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião