Desportivo das Aves falha inscrição. Sporting lucra 2,6 milhões com entrada direta na Liga Europa

O Desportivo das Aves tinha garantido acesso direto à Liga Europa com a vitória na Taça de Portugal, mas não se licenciou junto da UEFA em tempo útil. Com isso, é o Sporting quem vai no seu lugar.

Apesar de ter perdido a Taça de Portugal para o Desportivo das Aves, o Sporting vai ter entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, assegurando um prémio de alguns milhões. Isto porque a equipa nortenha não conseguiu obter a licença da UEFA para participar nas competições europeias já que fez o pedido já fora de tempo, avança a SIC Notícias.

Para os leões, acaba por ser a primeira notícia positiva depois de uma semana conturbada e que culminou este domingo com a derrota por 2-1 no final da Taça de Portugal para o Desportivo das Aves. Por causa desse resultado, eram os avenses quem seguia diretamente para a fase de grupos da Liga Europa.

Porém, como a equipa nortenha não se licenciou em tempo útil junto da UEFA, é o Sporting quem acede diretamente à Liga Europa, garantindo desde já um prémio de 2,6 milhões de euros relativo à participação na fase de grupos.

De acordo com o site Mais Futebol (acesso livre), o clube da Vila das Aves nem sequer efetuou a inscrição na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para obter o licenciamento necessário para participar nas provas da UEFA.

A FPF deverá emitir ainda esta segunda-feira um comunicado com mais esclarecimentos sobre este tema que vai implicar ainda que o Rio Ave possa jogar nas competições europeias na próxima época, depois do quinto lugar conquistado na época passada. Deste modo, tanto o Sporting de Braga como os vilacondenses terão de passar pelas pré-eliminatórias para aceder a fase de grupos da competição, enquanto o Sporting tem bilhete já assegurado.

De acordo com o plano de distribuição de prémios da Liga Europa da última edição, além do prémio de 2,6 milhões de euros que cada um dos 40 clubes garante com a entrada na fase de grupos, um triunfo nesta fase da competição rende 360 mil euros, ao passo que um empate vale 120 mil euros. Adicionalmente, o vencedor de cada grupo terá direito a um prémio de 600 mil euros, enquanto o segundo classificado ganha 300 mil.

Os prémios monetários vão subindo à medida que as equipas vão avançando na prova. Quem vencer a final recebe um prémio de 6,5 milhões de euros. Isto para lá das receitas relativas aos direitos televisivos que vão aumentar o prémio financeiro que os clubes poderão extrair desta que é a segunda principal prova da UEFA. Os prémios deverão aumentar na próxima época.

(Notícia atualizada às 11h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desportivo das Aves falha inscrição. Sporting lucra 2,6 milhões com entrada direta na Liga Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião