A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 21 Maio 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A taxa de juro do crédito à habitação subiu pelo segundo mês consecutivo para alcançar os 1,031%. Com esta nova subida, os juros da casa alcançaram níveis registados pela última vez em 2016. O Desportivo das Aves tinha garantido acesso direto à Liga Europa com a vitória na Taça de Portugal, mas não se licenciou junto da UEFA em tempo útil. Com isso, é o Sporting quem vai no seu lugar.

As taxas de juro implícitas nos créditos à habitação subiram pelo segundo mês consecutivo. Tocaram, em abril, os 1,031%, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística. Esta subida levou as taxas da totalidade dos contratos a atingirem máximos de novembro de 2016, isto quando os juros dos novos créditos voltaram a cair.

Apesar de ter perdido a Taça de Portugal para o Desportivo das Aves, o Sporting vai ter entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, assegurando um prémio de alguns milhões. Isto porque a equipa nortenha não conseguiu obter a licença da UEFA para participar nas competições europeias já que fez o pedido já fora de tempo, avança a SIC Notícias.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai vender duas carteiras de crédito malparado este ano, num esforço para continuar a diminuir este “fardo” que ainda pesa na rentabilidade do banco. A informação foi avançada a investidores e analistas na conference call de resultados do primeiro trimestre. Segundo o banco liderado por Paulo Macedo, os processos “estão avançados”, sem avançar um valor para as vendas.

Itália continua a ser motivo de preocupação para os investidores perante a iminência da coligação formada pela Liga Norte e o movimento Cinco Estrelas chegar ao poder naquela que é a terceira maior economia da Zona Euro. É esta segunda-feira que será conhecido o nome do novo primeiro-ministro. E os juros portugueses sobem pela sexta sessão consecutiva para máximos de mais de dois meses.

A comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao pagamento de rendas e subsídios aos produtores de eletricidade, os chamados Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), arranca esta quarta-feira, com a tomada de posse dos deputados que vão integrar a comissão. Jorge Costa, responsável pela iniciativa e o representante do Bloco de Esquerda nesta comissão, espera que este inquérito produza esclarecimentos “úteis”, que permitam eliminar as rendas excessivas pagas ao setor elétrico, para que “seja possível, no próximo ano, ter uma redução significativa da fatura elétrica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião