Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 18 Maio 2018

Cristiano Ronaldo oferece 14 milhões de euros ao Fisco espanhol no âmbito de um acordo no seu caso de evasão fiscal, e outras quatro notícias que marcam a atualidade mundial esta sexta-feira.

Cristiano Ronaldo fez uma oferta para tentar encontrar um acordo no caso de evasão fiscal em que está envolvido em Espanha, e o El Corte Inglés ofereceu à Amazon uma parceria no comércio digital. Nos EUA, continua o caos no comércio internacional, desde as conversações do NAFTA, que se prolongam provavelmente até ao próximo ano, até à China. No Brasil, um ex-ministro de Lula recebeu ordem de prisão. Leia aqui as cinco notícias que marcam a atualidade mundial esta sexta-feira.

El Mundo

Cristiano Ronaldo oferece 14 milhões ao Fisco espanhol

Tentando formalizar um acordo no âmbito da suspeita de que terá cometido fraude fiscal no valor de 14,7 milhões de euros entre 2011 e 2014, Cristiano Ronaldo terá oferecido ao Fisco espanhol 14 milhões de euros e a admissão de culpa dos delitos fiscais de que está acusado. A proposta formal estará a ser avaliada pela Autoridade Tributária, sendo que a quantia oferecida deverá incluir tanto a fraude que lhe atribuída como a sanção aplicada. Leia a notícia completa no El Mundo. (Conteúdo em espanhol / Acesso livre)

Bloomberg

China propõe aos EUA corte de 200 mil milhões no défice comercial

Uma fonte próxima da administração de Donald Trump avançou que a China ofereceu aos EUA um corte de 200 milhões de euros no seu excedente comercial anual com os Estados Unidos através do aumento de importações. O vice-primeiro-ministro chinês Liu He visita Washington D.C. esta semana para procurar resolver a disputa comercial em que os dois países têm estado envolvidos. Leia a notícia completa na Bloomberg. (Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Financial Times

Negociações do NAFTA devem arrastar-se para 2019

A renegociação do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio com o Canadá e o México deverá arrastar-se para 2019, já que se aproximam eleições presidenciais no México e para o Congresso nos EUA. A administração de Donald Trump teria de ter apresentado uma notificação até esta quinta-feira se quisesse que o Congresso pré-eleições ainda votasse este acordo, mas esse aviso não chegou. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

El Economista

El Corte Inglés propõe acordo à Amazon para comércio digital

De acordo com fontes próximas do processo, o El Corte Inglés ofereceu à Amazon, a maior plataforma de comércio eletrónico do mundo, uma parceria nessa área. A oferta terá partido de Víctor del Pozo, CEO do El Corte Inglés, para François Nuyts, diretor-geral da Amazon em Espanha e Itália. No entanto, Nuyts demitiu-se no dia 8 de maio, o que poderá atrasar este processo, caso este avance. Leia a notícia completa no El Economista. (Conteúdo em espanhol / Acesso livre)

A Folha de São Paulo

Ex-ministro de Lula, José Dirceu, tem ordem de prisão e deve entregar-se

O ex-ministro José Dirceu, do Governo de Lula da Silva, foi alvo esta noite de quinta-feira um mandado de prisão, assinado pela juíza que substitui temporariamente Sergio Moro, que está de viagem aos Estados Unidos. Dirceu tem até às 17h00 desta sexta-feira para se entregar à Polícia Federal de Brasília, sendo depois enviado para uma prisão em Curitiba onde uma ala está reservada para as prisões no âmbito da operação Lava Jato. Dirceu é acusado de ter recebido 12 milhões de reais (2,7 milhões de euros) em subornos da Engevix. Leia a notícia completa na Folha de São Paulo. (Conteúdo em português / Acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião