Novo terminal de Sines cria mil empregos mas acaba com surf

  • ECO
  • 18 Maio 2018

O estudo de impacte ambiental sobre o terminal Vasco da Gama concluiu que não haverá mais ondas surfáveis em São Torpes. Entre os outros efeitos negativos está a perda da qualidade da paisagem.

O novo terminal do Porto de Sines, o Vasco da Gama, criará mil novos postos de trabalho, de acordo com o estudo de impacte ambiental, divulgado pelo Jornal de Negócios (acesso pago). Do ponto de vista ambiental, o empreendimento é viável, mas terá um impacto negativo na praia de São Torpes, onde deverão acabar as ondas surfáveis.

O estudo de impacte ambiental do projeto está em consulta pública até 19 de junho, e como outros aspetos negativos assinala a erosão da linha de costa, a perda de qualidade da paisagem, e impactos visuais. Considera, no entanto, que os impactos negativos do projeto não são suficientes para contrabalançar as vantagens, desde os mil novos empregos até ao efeito na economia nacional.

Para São Torpes, porém, o estudo propõe não só um programa de acompanhamento mas também medidas de compensação para as três escolas de surf que lá estão instaladas, que poderão ser indemnizações financeiras. Também seria possível, segundo o estudo, realizar avaliações para concluir “a eficácia da implementação de recifes artificiais ou outras intervenções que permitam aumentar o número de locais com condições para a prática de surf e outros desportos de ondas”.

O Jornal de Negócios relembra que a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou em março no Parlamento que o concurso para o projeto do novo terminal avançaria logo que a declaração de impacte ambiental fosse emitida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo terminal de Sines cria mil empregos mas acaba com surf

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião