António Costa quer acelerar criação de autoridade nacional contra a violência no desporto

"É absolutamente intolerável este crescendo de violência no desporto", frisou o primeiro-ministro.

António Costa quer acelerar a criação de uma autoridade nacional contra a violência no desporto. A intenção do primeiro-ministro é manifestada na sequência da agressão de que jogadores de futebol e equipa técnica do Sporting foram alvo, na terça-feira, por parte de um grupo de cerca de 50 pessoas, que invadira a Academia do clube, em Alcochete.

“Desde ontem que o Ministério da Administração Interna tem estado em contacto com as forças de segurança, que têm agido não só para assegurar a punição dos responsáveis destes atos, como para assegurar a todos aqueles que gostam de futebol que estão criadas todas as condições de segurança para que se possa realizar a grande festa de futebol que é a Taça de Portugal”, disse o primeiro-ministro, em declarações transmitidas pela RTP 3, em Sófia, na Bulgária.

António Costa frisou que “é absolutamente intolerável este crescendo de violência no desporto” e, por isso, quer que se avance rapidamente “para uma autoridade nacional contra a violência no desporto, que permita agir nestas situações”.

A criação de uma autoridade desta natureza foi proposta em outubro do ano passado, pelo presidente da Federação Portuguesa (FPF), Fernando Gomes, numa audição na Assembleia da República. Esse órgão, sugeriu então o responsável, estaria exclusivamente vocacionado “para a segurança e combate à violência no desporto” e ficaria “dotado de recursos e não apenas de competências”.

"O futebol é algo suficientemente importante para todos para adotarmos as medidas necessárias para o proteger de quem o quer destruir.”

António Costa

Primeiro-ministro

Com esta autoridade, o primeiro-ministro quer “garantir que o quadro legislativo não permita que situações destas possam voltar a acontecer”. “O futebol é algo suficientemente importante para todos para adotarmos as medidas necessárias para o proteger de quem o quer destruir. Estas situações ocorrem porque houve uma infiltração grande no mundo do futebol que são inaceitáveis e que têm de ser banidos”, acrescentou.

Para já, disse ainda o governante, a prioridade é “assegurar que a época termine com a realização da prova da Taça de Portugal”. O jogo entre o Sporting e o Desportivo das Aves está marcado para este domingo, dia 20 de maio. António Costa diz acreditar que “estarão reunidas as condições para que se realize” a prova.

Notícia atualizada às 17h25.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Costa quer acelerar criação de autoridade nacional contra a violência no desporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião