Portugal paga juros mais baixos de sempre na dívida a cinco e dez anos

Portugal levantou cerca de 1.200 milhões de euros em dívida a cinco e dez anos. Conseguiu os juros mais baixos nas duas maturidades.

Portugal financiou-se em 1.207 milhões de euros com dívida a cinco e dez anos, conseguindo em ambas as maturidades os juros mais baixos de sempre. No prazo a dez anos, a taxa de juro foi de 1,670%.

Esta taxa nas obrigações do Tesouro a dez anos compara positivamente com a do leilão realizado em março, em que Portugal pagou 1,778%. No caso das obrigações a cinco anos, a taxa foi de 0,529%, também esta um recorde. Na emissão de fevereiro tinha sido de 0,577%.

Para Filipe Silva, diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa, “o país conseguir financiar-se a longo prazo com as taxas mais baixas de sempre é o melhor que se pode esperar”.

“As taxas foram mais baixas do que estávamos à espera: não só foram mais baixas do que as dos últimos leilões comparáveis como foram até inferiores àquilo que o mercado secundário está a fazer”, refere o especialista, salientando que “as duas emissões correram melhor do que o esperado, quer em termos de taxa, quer quanto à procura.”

"As taxas foram mais baixas do que estávamos à espera: não só foram mais baixas do que as dos últimos leilões comparáveis como foram até inferiores àquilo que o mercado secundário está a fazer.”

Filipe Silva

Banco Carregosa

O IGCP tinha estabelecido como objetivo angariar entre mil milhões e 1.250 milhões. Acabou por arrecadar 724 milhões a dez anos e 483 milhões no prazo mais curto. O total ficou dentro do intervalo definido: 1.207 milhões de euros.

Os investidores até queriam mais obrigações, mas a agência liderada por Cristina Casalinho acabou por não colocar o máximo. A procura pelas obrigações a dez anos foi bem mais forte do que no leilão anterior. Pelo contrário, no prazo mais curto esta ficou atrás da emissão de março, mas foi quase três vezes superior à oferta.

Acelerar financiamento

Portugal continua a conseguir colocar dívida de longo prazo com taxas atrativas. O contexto de juros baixos, patrocinado tanto pelo BCE como pelas revisões em alta dos ratings — falta só a Moody’s tirar o país de “lixo” –, tem sido aproveitado para acelerar o programa de financiamento deste ano.

No final dos primeiros quatro meses do ano, o IGCP já tinha assegurado mais de 60% das necessidades de financiamento para 2018. Ao ECO, Cristina Casalinho disse, recentemente, que quer chegar a dois terços das necessidades totais até ao final do semestre.

“A regra do financiamento dos soberanos aponta para o financiamento no primeiro semestre corresponder a, no mínimo, 65% das necessidades do ano. A justificação desta regra assenta no próprio calendário, ou seja, no segundo semestre temos menos dois meses para emitir: agosto e dezembro”, rematou.

(Notícia atualizada às 11h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga juros mais baixos de sempre na dívida a cinco e dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião