Divórcio entre EUA e Irão leva petróleo para máximos de quatro anos

  • Juliana Nogueira Santos
  • 9 Maio 2018

O barril do Brent, negociado em Londres, valoriza 2,78% para 76,93 dólares, o preço mais alto desde finais de 2014.

O petróleo está em máximos de quase quatro anos, após Donald Trump ter anunciado que os Estados Unidos iriam abandonar o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo 5+1 — os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – EUA, Rússia, China, França e Reino Unido – e a Alemanha. O “ouro negro” valoriza perto de 3%.

“Hoje anuncio que os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irão”, disse, nesta terça-feira, Trump numa declaração à imprensa na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos “voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível”. O presidente afirmou que tem “a prova” de que o Irão mentiu sobre o seu programa nuclear, classificando aquele país como “um regime de grande terror”.

O barril do Brent, negociado em Londres, valoriza 2,78% para 76,93 dólares, o preço mais alto desde novembro de 2014. Já o Crude avança 2,71% para 70,93 dólares.

Petróleo renova máximos de novembro de 2014

Fonte: Reuters

Ainda que a decisão não tivesse sido uma surpresa para os mercados, uma vez que esta saída fazia já parte da agenda de campanha de Donald Trump em 2016, a reação dos investidores está a fazer sentir-se.

“O mercado já tinha feito as contas à possibilidade de o Presidente Trump abandonar o acordo”, apontou Daniel Hynes, analista da Australia & New Zealand Banking Group à Bloomberg. “No entanto, esta decisão ainda é muito ambígua, o que leva os investidores a adotar uma posição de esperar e ver.”

Os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) têm vindo a tomar medidas para que os preços da matéria-prima subam, depois de terem atingido valores muito baixos na altura da recessão económica. O barril do petróleo passou os 75 dólares ainda antes da decisão de Trump, mas a OPEP esperava ansiosamente este momento.

(Notícia atualizada às 9h01 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Divórcio entre EUA e Irão leva petróleo para máximos de quatro anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião