5 coisas que vão marcar o dia

O BCP vai apresentar os primeiros resultados do ano, referentes ao primeiro trimestre. Pela manhã é a vez do banqueiro Carlos Silva depor na Operação Fizz.

A semana arranca com a apresentação de contas do BCP, referentes aos três primeiros meses do ano. Serão as últimas contas apresentadas por Nuno Amado, como presidente executivo do banco, cargo que vai deixar para Miguel Maya, subindo a chairman do grupo. Isto no dia em que o banqueiro Carlos Silva é ouvido, como testemunha, no âmbito da Operação Fizz. Ainda pela manhã, o INE vai dar a conhecer os rendimentos e as condições de vida dos portugueses. Em Cascais está reunida a nata da nata, e dois portugueses de renome marcam presença: Marcelo Rebelo de Sousa e Durão Barroso.

BCP apresenta primeiros resultados do ano

Os olhos dos investidores vão estar concentrados no BCP. O banco apresenta resultados referentes aos três primeiros meses do ano, naquelas que deverão ser as últimas contas de Nuno Amado como presidente executivo da instituição, cargo que deverá deixar para Miguel Maya, após assembleia geral marcada para o próximo dia 30 de maio. Segundo uma estimativa do BPI, as contas do BCP deverão apontar para um resultado líquido de 84 milhões de euros, uma subida de 67% face ao período homólogo. Ainda segundo o BPI, o banco de Nuno Amado terá beneficiado com o menor volume de provisões. Para estes resultados terá contribuído o banco do BCP na Polónia que arrancou o ano com lucros de 37 milhões de euros.

Operação Fizz: Carlos Silva depõe presencialmente

O banqueiro Carlos Silva irá depor presencialmente, como testemunha, no processo Operação Fizz na próxima segunda-feira. Carlos Silva pretende esclarecer tudo o que for necessário “e corresponder sem hesitação ao apelo do tribunal, não obstante a incomodidade e os transtornos inerentes” à sua deslocação a Portugal. A sessão terá início às 10 horas no Campus de Justiça, em Lisboa. A Operação Fizz envolve o ex-procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, em suspeitas de corrupção.

INE dá a conhecer rendimentos e condições de vida dos portugueses

Terão os portugueses mais rendimentos? O risco de pobreza terá aumentado ou diminuído? A resposta a estas e outras questões será conhecida esta segunda-feira quando forem conhecidos os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) com base no inquérito às condições de vida e rendimento dos portugueses. O ano passado, este mesmo relatório dava conta de que um quarto da população portuguesa estava em risco de pobreza (25,1%), o que representava uma redução de 1,5 pontos percentuais face a 2015. Já relativamente ao rendimento dos portugueses, referentes a 2015, o INE indicava que o rendimento monetário médio disponível por agregado familiar era de 1497 euros, um aumento de 79 euros por mês face a 2014.

Air France continua em greve

O grupo franco holandês Air France- KLM prossegue com a greve de quatro dias cujo fim está agendado para a próxima terça-feira. A greve foi convocada por três sindicatos de pilotos: SNPL, maioritário, Spaf e Alter. Esta greve surge depois de a companhia aérea ter apresentado prejuízos de 269 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, um agravamento de 143 milhões de euros face ao período homólogo do ano anterior, quando tinha registado perdas de 143 milhões de euros. Segundo a empresa, as greves tiveram um impacto de 75 milhões de euros nas contas do grupo e já levaram à demissão, na sexta-feira do presidente da empresa.

Encontro em Cascais junta Marcelo Rebelo de Sousa e Durão Barroso

Em Cascais está reunida a nata da nata. Considerado com um dos principais encontro de líderes empresariais mundiais, o “Global Horasis 2018” reúne personalidades que vão desde Marcelo Rebelo de Sousa, ao Presidente do Malaui, passando pelo Presidente do Haiti, o príncipe da Jordânia e ao ex-vice-Presidente do Egito e prémio Nobel da Paz. Do lado empresarial os destaques vão para Durão Barroso na qualidade de presidente da Goldman Sachs, o presidente da Quantum, Nobuyuki Idei, e o vice-presidente da McLarty Associados. Sob o tema “Inspirando o futuro” estas personalidades vão, ao longo de quatro dias, tentar encontrar respostas aos desafios do crescimento mundial, das divisões políticas económicas e sociais. A Horasis é uma organização independente internacional com sede na Suíça, comprometida com promoção e desenvolvimento de ideias para um futuro sustentável das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião