Sócrates entrega cartão de militante e deixa PS

  • ECO
  • 4 Maio 2018

Numa carta enviada ao partido, ex-primeiro ministro anuncia que abandona o Partido Socialista depois do "incómodo" assumido por vários dirigentes socialistas a respeito do processo que o envolve.

José Sócrates entregou na quinta-feira à noite uma carta ao Partido Socialista, na qual explica as razões para a entrega do cartão de militante e o abandono do partido. Sócrates era militante do partido desde 1981, e chegou a deputado pelo partido em 1987. Em 2014, derrotou Manuel Alegre e João Soares e venceu as eleições para a liderança socialista.

Num artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias (acesso condicionado) desta sexta-feira, e citado pelo Observador (acesso gratuito), o ex-primeiro ministro explica que “é chegado o momento de pôr fim a este embaraço mútuo”, justificando assim a sua decisão de deixar o Partido Socialista.

A decisão de Sócrates surge um dia depois de tanto Carlos César, líder parlamentar do PS, como João Galamba, porta-voz dos socialistas, terem vindo dizer aquilo que o ex-primeiro ministro considera “uma espécie de condenação sem julgamento”, escreve ainda. A “vergonha” expressada pelos socialistas estará relacionada com o caso que envolve Manuel Pinho na altura em que José Sócrates era primeiro-ministro.

Pinho terá recebido do grupo Espírito Santo e, alegadamente, de forma indevida e enquanto era ministro de Sócrates, cerca de dois milhões de euros. A investigação sobre o caso foi feita e divulgada pelo jornal Observador a 19 de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sócrates entrega cartão de militante e deixa PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião