MYCA: um concurso que quer fazer do Minho um destino gastronómico

Minho Young Chef Awards 2018 tem como objetivo potenciar a região como destino de gastronomia nacional. Concurso é direcionado para estudantes de hotelaria com idades entre os 18 e os 26 anos.

É um passo num objetivo maior. A escola de hotelaria AESAcademy, em Vila Nova de Famalicão, está a organizar o concurso Minho Young Chef Awards 2018 (MYCA), com o objetivo de tornar de apresentar a região como destino gastronómico. O concurso foi apresentado a 30 de abril, em Braga, pelos presidentes da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Ave e Alto Minho.

As inscrições estão abertas para candidatos que sejam estudantes de hotelaria e que tenham entre 18 e 26 anos. As semifinais do concurso acontecem a 15 e 16 de maio na escola de hotelaria AESAcademy, em Vila Nova de Famalicão, e a final acontece nos dias 24 e 25.

Todos os anos, a gastronomia da região atrai milhares de turistas, daí que a aposta seja um reforço numa realidade há muito reconhecida. “Procuram cada vez mais o património intangível dos países que visitam. Neste aspeto, a gastronomia tem um peso significativo. A aposta na formação de jovens cozinheiros e a criação de eventos como o MYCA são pontos que ajudam a dar mais qualidade à cozinha local“, explica Carlos Fernandes, professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e responsável pelo curso de turismo, citado em comunicado. “A gastronomia e o turismo devem caminhar lado a lado para o crescimento do Minho”, acrescenta Carlos Fernandes.

A gastronomia e o turismo devem caminhar lado a lado para o crescimento do Minho”, acrescenta Carlos Fernandes.

Carlos Fernandes

Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo

O concurso para jovens chefs acontece durante a organização do Congresso Internacional de Gastronomia do Minho (IGAT), que junta em Braga cozinheiros de toda a Europa entre 23 e 26 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MYCA: um concurso que quer fazer do Minho um destino gastronómico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião