Contas bancárias de Ricardo Salgado arrestadas na Suíça

  • ECO
  • 21 Abril 2018

As autoridades suíças arrestaram contas do antigo líder do GES no banco UBS em Genebra, ao abrigo do processo que tem o atual presidente da Associação Mutualista Montepio, Tomás Correia, como arguido.

Contas bancárias de Ricardo Salgado, antigo líder do Grupo Espírito Santo (GES), terão sido arrestadas na Suíça pelas autoridades, ao abrigo do processo que tem o atual presidente da Associação Mutualista Montepio, Tomás Correia, como arguido. Segundo o Expresso (acesso pago), o Ministério Público suíço arrestou várias contas de Salgado no banco UBS, em Genebra.

Ricardo Salgado já tinha sido arrestado em Portugal, mas não na Suíça. No âmbito deste processo, suspeita-se que Tomás Correia terá recebido 1,5 milhões de euros do construtor José Guilherme que, por sua vez, também terá pago 14 milhões de euros a Ricardo Salado. Suspeita-se também que Ricardo Salgado tenha recebido outro pagamento de dois milhões de euros do mesmo construtor.

O antigo líder do GES não é arguido neste processo, mas o arresto surgiu, segundo o semanário, na sequência de uma carta rogatória enviada pela Procuradoria-Geral da República que identificava Ricardo Salgado como suspeito de corrupção, burla qualificada, abuso de confiança, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Desta feita, o Tribunal Federal Penal da Suíça determinou, por acórdão datado de 2 de março deste ano, o arresto das contas bancárias de Salgado. E enviou para Portugal os extratos bancários dessas contas desde 2006.

Atualmente, Ricardo Salgado é arguido em quatro processos: o caso Monte Branco, o do GES, a operação Marquês e, desde esta sexta-feira, o chamado “caso EDP”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas bancárias de Ricardo Salgado arrestadas na Suíça

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião