Já há data para eleições europeias. Ida às urnas acontece a 26 de maio de 2019

Eleições para o Parlamento Europeu estão marcadas, em Portugal, para 26 de maio do próximo ano. Última ida às urnas aconteceu em 2014.

Já está definido o período eleitoral para o próximo momento de escolha dos membros do Parlamento Europeu. De acordo com um projeto de decisão do Conselho da UE aprovado pelos eurodeputados, as eleições deverão acontecer de 23 a 26 de maio do próximo ano, isto é, de quinta a domingo, devendo a ida às urnas, em Portugal, ter lugar no dia 26.

O projeto de decisão foi aprovado com 492 votos a favor, 14 contra e quatro abstenções. No plenário, os representantes dos governos nacionais confirmaram assim as datas já recomendadas pela Conferência dos Presidentes do PE no dia 11 de janeiro.

As eleições para o Parlamento Europeu acontecem de cinco em cinco anos. A última ida às urnas aconteceu em 2014, de 22 a 25 de maio.

Esta terça-feira perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, Emmanuel Macron sublinhou a importância do voto de maio de 2019 “nos combates pelos ideias que criaram” o bloco. O Presidente francês alertou para o “clima de guerra civil” que se vive na UE, nomeadamente com o Brexit.

O Reino Unido tem o “divórcio” marcado para 29 de março do próximo ano, pelo que este Estado-membro já não participará nesta ida a votos. As eleições de 2019 servirão para escolher 705 deputados ao Parlamento Europeu, mantendo Portugal os 21 assentos que tem na atual legislatura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há data para eleições europeias. Ida às urnas acontece a 26 de maio de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião