A tarde num minuto

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

Nos dois primeiros meses deste ano foram disponibilizados 1.136 milhões de euros em crédito ao consumo. É um máximo do histórico que remonta ao início de 2013. O executivo de Fernando Medina admite aumentar a taxa turística ou introduzir uma taxa de chegada. Mas é “prematuro” tomar decisões.

O recurso ao crédito ao consumo continua a acelerar. Só nos primeiros dois meses de 2018 foram concedidos mais de mil milhões de euros em empréstimos com esse fim. É um valor recorde.

A Taxa Municipal de Proteção Civil cobrada pela Câmara de Lisboa aos seus munícipes, entre 2015 e 2017, foi declarada inconstitucional no final do ano passado. Depois da decisão do Tribunal Constitucional, a autarquia liderada por Fernando Medina teve, não só de reembolsar os montantes recebidos durante estes três anos, como deixou de contar com uma receita de 22 milhões de euros que esperava arrecadar com esta taxa em 2018. Agora, procura alternativas para fazer face a esta perda de receitas.

O deputado bloquista eleito pelo círculo da Madeira, Paulino Ascenção, renunciou ao cargo, depois de o Expresso ter noticiado que há parlamentares das ilhas a serem reembolsados por viagens que não pagam.

Durou pouco mais de duas semanas a “sanção” aplicada a Fernando Ribeiro Mendes, o administrador da Associação Mutualista Montepio Geral a quem foram retirados todos os pelouros no final de março, depois de ter defendido um “virar de página” na instituição através de um artigo de opinião publicado no jornal Público, que Tomás Correia considerou tratar-se de uma “quebra de confiança” em relação aos interesses da associação.

Pouco mais de dois meses após o anúncio, a caderneta digital da Caixa Geral de Depósitos chegou. A app que vai permitir aos clientes do banco público substituírem a “velhinha” caderneta em papel por uma digital já está disponível para download. Uma das principais novidades desta nova ferramenta que já pode ser utilizada é o facto de a sua utilização não ter qualquer custo associado ao contrário da caderneta tradicional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião