A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

O líder parlamentar do PCP João Oliveira diz, em entrevista ao ECO, que o Programa de Estabilidade, que é apresentado esta sexta-feira, é um documento que “não está sujeito a discussão” com o partido. O sucesso do primeiro-ministro também conta com uma boa dose de “sorte”, diz a revista The Economist. Costa acredita que o acordo vai sobreviver até às eleições. E depois disso? “Porque não?”

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, considera que o Programa de Estabilidade e Crescimento é um documento da inteira responsabilidade do Governo que não está sujeito a discussão com o PCP, nem condiciona as opções futuras do Orçamento do Estado. É na Assembleia da República que se decidem as opções orçamentais. Exatamente pela mesma razão, reafirma que não faz sentido votar o Programa de Estabilidade.

O primeiro-ministro português tem motivos para sorrir. Além do mini boom de startups, do sucesso no futebol e do facto de os políticos portugueses terem conseguido uma série de posições internacionais de topo, a The Economist destaca um outro ponto (acesso condicionado). Acima de tudo, António Costa “é o vencedor de uma aposta política de alto risco”.

A venda do Montepio Seguros à CEFC China Energy continua de pé. Apesar de a Fundação Calouste Gulbenkian ter decidido pôr termo à negociação que decorria com os chineses da CEFC para a venda da Partex devido à “incapacidade desta empresa em esclarecer cabalmente” a sua situação, CEFC e Associação Mutualista garantem que continuam os contactos com vista à conclusão do negócio.

A empresa de Francisco de Lacerda afundou ainda mais, um dia depois de ter batido um novo mínimo histórico. Esta sexta-feira, os títulos dos CTT estão a perder 2%, tendo cotado novamente abaixo dos 3,00 euros, o valor mais baixo desde a entrada da empresa para a bolsa de Lisboa, a dezembro de 2013.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir. Depois da descida desta semana, a partir da próxima semana atestar o depósito nos postos de abastecimento nacionais vai ficar mais caro. Com os preços do petróleo a acelerarem nos mercados internacionais, tanto a gasolina como o gasóleo vão sofrer aumentos até dois cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião