China ameaça retaliar contra Trump se ameaças continuarem

  • Rita Atalaia
  • 12 Abril 2018

A China está preparada para retaliar caso os EUA continuem a ameaçar implementar mais tarifas. Governo chinês garante que intenções de Trump para negociar "não são sinceras".

A China está preparada para retaliar contra os EUA caso Donald Trump continue a ameaçar o país com mais tarifas sobre os produtos importados. O aviso foi deixado pelo ministro chinês do Comércio, que garante que é impossível iniciar negociações comerciais com os EUA, uma vez que as tentativas de Washington “não são sinceras”.

“Se os EUA adotarem alguma medidas para escalar a situação, a China não vai hesitar em retaliar”, afirmou Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio da China, citado pela Reuters. “Não é uma questão de a China estar, ou não, disposta a participar nas negociações [comerciais]. É uma questão de os EUA não estarem a ser sinceros”, acrescenta o porta-voz.

"Se os EUA adotarem alguma medidas para escalar a situação, a China não vai hesitar em retaliar.”

Gao Feng

Porta-voz do Ministério do Comércio da China

Se a China decidir retaliar não será a primeira vez. O país anunciou a imposição de tarifas aduaneiras a mais de 120 produtos alimentares que têm como origem os EUA, como resposta às tarifas sobre o aço e o alumínio ordenadas por Trump, num valor que poderá chegar aos 60 mil milhões de dólares.

Em março, os Estados Unidos anunciaram que vão impor uma taxa alfandegária de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as de alumínio para proteger a indústria nacional, numa iniciativa que mereceu a crítica da generalidade da comunidade internacional, preocupada com a possibilidade de espoletar uma guerra comercial sem fronteiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China ameaça retaliar contra Trump se ameaças continuarem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião