Investimento na ala pediátrica do Hospital S. João arranca este ano, diz Carlos César

  • ECO
  • 11 Abril 2018

A garantia foi deixada pelo líder do grupo parlamentar do PS. Em causa está uma despesa de 20 milhões de euros, diz Carlos César.

O investimento na nova unidade de saúde pediátrica do Hospital de S. João é para arrancar este ano, afirmou o presidente da bancada parlamentar do PS na Sic Notícias esta terça-feira.

“Esta necessidade está detetada desde 2010, em 2012 foi anunciado um projeto que não foi executado, em 2015 foi anunciado um investimento que de novo foi adiado e o que agora acontece, depois de em 2017 estar prevista esta despesa, que é de pouco mais de 20 milhões de euros, é que, ao contrário do que se tem dito e até da proposta que eu já vi hoje ser entregue pelo Bloco de Esquerda, este investimento é um investimento que arrancará este ano, não é no próximo ano, é este ano, à semelhança de outros investimentos no próprio Hospital de S. João”, afirmou Carlos César.

De acordo com o líder da bancada socialista, a ação está incluída “no pacote de investimentos de mais de 140 milhões de euros no setor da saúde”.

Esta terça-feira, o Jornal de Notícias indicou que a quimioterapia pediátrica em ambulatório do Hospital de S. João, está a ser feita num corredor. Já esta quarta-feira, o jornal acrescenta que o hospital do Porto tem 22 milhões de euros para a ala pediátrica mas não os pode usar. A verba foi transferida no final de fevereiro pelo ministério da Saúde mas continua boqueada pelas Finanças.

Em declarações à Rádio Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos lamentou a situação e acusou a tutela de inação. “É lamentável que o ministro da Saúde ainda não tenha resolvido uma situação que é muito fácil. O que se está a pedir não é a construção de um hospital novo, é que as crianças e os respetivos profissionais, que estão em contentores no jardim do São João, passem para dentro do hospital. Claro que é preciso fazer algumas obras, que custam dinheiro, e, por isso, essa situação não está a ser a ser resolvida”, declarou Miguel Guimarães.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento na ala pediátrica do Hospital S. João arranca este ano, diz Carlos César

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião