Oposição prepara lista para concorrer contra Tomás Correia

  • ECO
  • 10 Abril 2018

Listas derrotadas nas últimas eleições preparam uma lista única que seja capaz de afastar Tomás Correia da liderança da Associação Mutualista Montepio em dezembro.

As listas que perderam as últimas eleições para Tomás Correia para a liderança da Associação Mutualista Montepio Geral estão a preparar uma solução alternativa única para derrotar o atual presidente da instituição nas próximas eleições.

Segundo o Público (acesso pago), foram mantidos contactos nas últimas semanas entre vários dirigentes de listas adversárias a Tomás Correia. O objetivo é criar uma plataforma comum credível e capaz de bater Tomás Correia nas eleições que deverão acontecer em dezembro deste ano. Esta plataforma espera vir a incluir dissidentes da atual equipa de gestão.

Nas últimas eleições, realizadas em 2015, Tomás Correia foi eleito presidente com 61% dos 57.800 associados que foram votar — isto de um universo de cerca de 630 mil associados.

São várias as personalidades que estão a impulsionar este movimento de vários quadrantes políticos e que pertenciam a listas foram derrotadas há três anos. Entre elas estão António Godinho (ex-trabalhador do Montepio) e António Bagão Félix (ex-ministro CDS-PP), que concorreram na lista “Renovar Montepio”; Eugénio Rosa (economista ligado ao PCP), que concorreu através do “Defender o mutualismo”; Manuel Rogério (representante dos trabalhadores), que concorreu ao conselho geral.

Nas últimas semanas subiu de tom o desagrado com aquilo que tem sido a gestão de Tomás Correia à frente da Associação Mutualista, que deixou de estar isenta de IRC para poder beneficiar de créditos fiscais. Foi esta borla contabilística que permitiu que fossem gerados mais de 800 milhões de euros em ativos por impostos diferidos e que retiraram a mutualista de um buraco de 250 milhões de euros em capitais próprios negativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oposição prepara lista para concorrer contra Tomás Correia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião