Já foram entregues um milhão de declarações de IRS na primeira semana

Os contribuintes portugueses já submeteram um milhão de declarações de IRS relativo a 2017. A entrega começou no domingo passado.

Um milhão de declarações de IRS já foram entregues até esta sexta-feira, avançou o Ministério das Finanças em comunicado. “Atingiu-se hoje [sexta-feira] a marca de um milhão de declarações do Modelo 3 de IRS (automático e normal) entregues através do Portal das Finanças, sendo cerca de metade relativas ao IRS Automático“, lê-se no texto enviado às redações. O prazo acaba no dia 31 de maio.

Segundo as Finanças, “encontra-se normalizada a entrega de declarações através do Portal das Finanças“. Nos primeiros dias após a entrega ter começado foram reportados alguns problemas no acesso ao Portal. Vários contribuintes reclamaram nas redes sociais sobre as dificuldades que enfrentaram na entrega de IRS. Este é o primeiro ano em que a entrega exclusivamente online é obrigatória, mas há pontos e apoio aos contribuintes com maiores dificuldades.

Cerca de 500 mil declarações de IRS já entregues correspondem ao IRS Automático que este ano deverá abranger três milhões de agregados familiares. Segundo o Correio da Manhã desta quinta-feira, as ordens para efetuar reembolsos ou notas de cobrança do imposto seguiram já para 100 mil declarações e deverão chegar aos contribuintes na próxima semana.

Na passada terça-feira, Mário Centeno revelou no Parlamento que já tinha sido entregues 452.195 declarações de IRS, sendo que metade também foram entregues através do IRS Automático. O ministro das Finanças detalhou que, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de declarações de IRS entregues subiu “mais de 20%”.

Esta sexta-feira, em declarações ao jornal i, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, aconselhou os contribuintes a esperar duas a três semanas até entregar a declaração de IRS “para evitar esse tipo de erros ou falhas”.

(Notícia atualizada às 17h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues um milhão de declarações de IRS na primeira semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião