Dona da bolsa de Lisboa já manda na praça irlandesa

Euronext anunciou que o processo de aquisição da bolsa de valores da Irlanda está concluído, após as aprovações regulatórias.

A bolsa de Lisboa ganhou mais uma “irmã”. A Euronext — plataforma a que pertence a praça bolsista nacional — anunciou, esta terça-feira, que concluiu o processo de compra da bolsa da Irlanda, depois de ter tido o aval por parte das autoridades reguladoras.

“A bolsa de valores irlandesa junta-se hoje ao modelo federal da Euronext e irá operar sob o nome de negócio Euronext Dublin, com a Irlanda a tornar-se num dos seis países core da Euronext”, diz a plataforma bolsista europeia em comunicado.

Deirdre Somers que lidera os destinos da bolsa da Irlanda desde 2007 irá assumir o cargo de CEO da Euronext Dublin. “Este é um dia histórico para o mercado de capitais irlandês. Estamos excitados por fazer parte do modelo federal da Euronext e pelas oportunidades que permite no sentido de listar empresas e das companhias irlandesas acederem a uma gama mais vasta de capital internacional e serviços corporativos”, afirmou a CEO da bolsa irlandesa.

Já Stéphane Boujnah, CEO e chairman da Euronext salientou que “esta extensão significativa do modelo federal irá também reforçar a posição estratégica pós-Brexit da Euronext e permitir ao Grupo aproveitar oportunidades de crescimento que surjam, com uma abordagem de fusões e aquisições disciplinada”.

A bolsa da Irlanda junta-se assim, às restantes cinco praças bolsistas que integram a Euronext: Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Portugal. A consolidação dos diferentes mercados bolsistas acontece a 1 de abril.

Ao abrigo da plataforma Euronext estão mais de 1.300 empresas cotadas, avaliadas em 3,8 biliões de euros de capitalização bolsista. Já a bolsa irlandesa gera 32,3 milhões de euros em receitas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da bolsa de Lisboa já manda na praça irlandesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião