5 coisas que vão marcar o dia

Défice orçamental, contas da Mota-Engil, eleições no Egito e novo partido grego do antigo ministro Varoufakis. Um dia preenchido de notícias para acompanhar no ECO.

A recapitalização da Caixa vai ter impacto no défice de 2017? O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta segunda-feira o número final do défice orçamental português. António Costa, o primeiro-ministro, já informou que terá ficado nos 1,1%. O dia fica ainda marcado pelos resultados anuais da Mota-Engil. No plano internacional, destaque para o Egito e para a Grécia.

Défice ficou nos 1,1%?

O INE divulga os valores do défice orçamental português em 2017. O primeiro-ministro António Costa já informou que terá ficado “perto de 1,1% do PIB”. Será um dado importante para perceber se o Eurostat vai considerar se a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos terá impacto nas contas públicas.

Mota-Engil presta contas

Prossegue a temporada de resultados no PSI-20. Desta feita, é a Mota-Engil quem anuncia ao mercado a evolução das suas contas no ano passado. Há um interesse especial dos analistas em relação a este momento, isto porque a construtora não apresenta resultados trimestrais — a última informação disponível diz respeito ao semestre. Quanto a 2017, os analistas antecipam um lucro de 25 milhões de euros para a Mota-Engil.

Finanças apresentam Estrutura de Missão para a Saúde

Os ministros das Finanças e da Saúde fazem a apresentação pública da Estrutura de Missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde, num evento marcado para as 14h30, no Teatro Thalia, em Lisboa. Além de acompanhar “o desempenho financeiro global das entidades do SNS e do Ministério da Saúde”, a estrutura de missão terá de propor “medidas que contribuam para a sustentabilidade do SNS”. Conforme avançou o ECO, Julian Perelman é o nome escolhido para coordenar este grupo.

 

Varoufakis anuncia novo partido na Grécia

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis apresenta a nova força política, integrada no Movimento para a Democracia na Europa 2025 (DiEM 25), que lançou no início de 2016. Varoufakis foi uma das principais vozes contra a atuação da troika na crise grega.

Egito vai a eleições

Iniciam-se hoje as eleições presidenciais no Egito até ao próximo dia 28. São dois os candidatos que vão a votos: Abdel Fattah el-Sisi e Moussa Mostafa Moussa. Se for necessário, haverá uma segunda votação a ter lugar entre os dias 19 e 21 de abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião