5 coisas que vão marcar o dia

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Março 2018

A Lei da Uber vai ao Parlamento para ser votada enquanto em Bruxelas termina o Conselho Europeu, com o Brexit como "tema quente".

Esta sexta-feira, a Lei da Uber vai ao Parlamento para ser finalmente votada, enquanto o ministro do Trabalho e da Justiça se deslocam à Concertação Social para discutir o Código do Processo de Trabalho. Em Bruxelas, termina o Conselho Europeu, com a discussão do “tema quente”, a saída do Reino Unido da União Europeia.

INE divulga os preços das casas em 2017

Depois de três trimestres de crescimento, como avançaram os preços das casas no total do ano passado. O Instituto Nacional de Estatística divulga o Índice de Preços da Habitação relativo ao quarto trimestre. No terceiro trimestre do ano, os preços das casas avançaram 10,4%, a maior taxa de crescimento de preços do histórico do gabinete de estatísticas público, que remonta ao início de 2009.

Justiça e Trabalho juntam-se na Concertação Social

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, vão estar presentes na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social. Nesta, vão-se discutir o Código do Processo de Trabalho e a segmentação e contratação coletiva, sendo que no segundo tema vão ser apresentadas as propostas do Governo.

Lei da Uber vai ao Parlamento

Esta sexta-feira, a lei que vai regular o setor das plataformas eletrónicas como a Uber, a Cabify e a Taxify vai ao Parlamento para ser votada. O ECO teve acesso ao documento de 22 páginas que não traz grande novidade face àquilo que tinha sido noticiado anteriormente: um curso de formação para motoristas, limite de horas de trabalho, mas também uma taxa até 0,2%.

Depois dos enfermeiros, novas greves

No dia em que os enfermeiros terminam o seu protesto, há outros trabalhadores que se juntam à luta. Os trabalhadores do setor têxtil vão manifestar-se pela valorização do setor e o aumento do salário mínimo nacional para os 600 euros. Já os trabalhadores da Efacec vão concentrar-se à porta da empresa contra os despedimentos. Na Preh, fabricantes de componentes eletrónicos para a indústria automóvel, os trabalhadores vão estar duas horas parados por cada turno de trabalho, em protesto pelo fim do trabalho aos sábados, por aumentos salariais, pelo fim da precariedade e discriminação salarial.

Termina a reunião de Chefes de Estado da UE

Chega ao fim o Conselho Europeu de onde saiu a decisão final de Luis De Guindos para o lugar de vice-presidente do BCE, anteriormente ocupado por Vítor Constâncio. Esta sexta-feira fala-se do aprofundamento da União, bem como o ponto de situação das negociações relativas ao Brexit. Michel Barnier, o principal negociador da União Europeia, vai juntar-se aos 27 chefes de Estado presentes.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião