Revista de imprensa internacional

A melhoria do crescimento em Espanha, mais um processo relacionado com a Oi no Brasil e as consequências do Brexit no Reino Unido: estes são alguns dos temas que estão a marcar a atualidade lá fora.

A atualização da meta de crescimento espanhol deverá resultar num aumento da despesa pública por parte do Governo de Rajoy, um cenário que poderá criar entraves ao compromisso de reduzir o défice para 2,2% este ano. No Brasil, a “polícia” dos mercados abre uma investigação a cinco instituições ligadas a uma operação de oferta de ações realizada pela operadora Oi em 2014. Conheça estas e outras notícias que estão a marcar a atualidade lá fora.

Cinco Días

Rajoy fixa meta de crescimento em 2,5% e aumenta despesa pública

O Governo de Espanha, liderado por Mariano Rajoy, prevê agora que a economia do país cresça entre 2,5% e 2,6% este ano. Por isso, o Executivo vai enquadrar o novo Orçamento do Estado com esta melhoria da previsão macroeconómica, que inclui medidas que aumentam a despesa pública. Medidas essas que poderão dificultar o compromisso de Espanha de reduzir o défice para 2,2% este ano, depois de fechar 2017 com um défice de 3,1% (um ajuste de quase dez mil milhões de euros). Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Valor Econômico

Oferta de ações da Oi em 2014 sob investigação da CVM

Uma oferta de ações da operadora brasileira Oi realizada em 2014 está sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o regulador dos mercados no Brasil. O processo visa apurar a existência de irregularidades e foca-se em cinco instituições financeiras: BTG Pactual, Credit Suisse, UBS, AZ Legam e Ashmore Brasil. Em causa, operações de venda de ações a descoberto. Leia a notícia completa no Valor Econômico (acesso pago).

Expansión

Quatro grandes consultoras não cresciam tanto há quase uma década

É notícia em Espanha: as receitas combinadas das quatro maiores consultoras mundiais (Deloitte, PwC, EY e KPMG) alcançaram 2,09 mil milhões de euros no país durante o ano passado. É uma subida de 7% em relação ao ano anterior e a primeira vez que o valor supera a barreira dos dois mil milhões em Espanha. O principal negócio destas quatro empresas continuam a ser os serviços de auditoria, durante um ano em que o ritmo de crescimento foi o mais elevado em quase dez anos. Leia a notícia completa no Expansión [acesso gratuito/conteúdo em espanhol].

Financial Times

Uma em cada sete empresas europeias com fornecedores britânicos está a deslocar negócio

Com o Brexit, uma em cada sete empresas europeias com fornecedores britânicos decidiu deslocar parte ou a totalidade do seu negócio para fora do Reino Unido. É um dado lançado para a discussão da saída do país da União Europeia pelo Chartered Institute of Procurement and Supply, que salienta que a decisão de abandonar o grupo está a inflacionar os preços desde o referendo. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Saudi Aramco modera as ambições na maior IPO de sempre

A Arábia Saudita terá moderado as suas ambições no que toca à entrada da Saudi Aramco em bolsa. Chegou a estar em cima da mesa uma entrada em bolsa em Wall Street mas esse plano terá sido adiado para mais tarde. Agora, a ambição é apenas a da entrada na bolsa saudita e, depois, a companhia avaliará se deve ou não avançar para uma operação internacional. A oferta pública inicial (IPO) da Saudi Aramco é considerada a maior operação de sempre deste género. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião