Crédito à habitação arranca o ano a acelerar

Em janeiro, os bancos disponibilizaram 634 milhões de euros em empréstimos para a compra de habitação. É o montante mais elevado desde 2010, em termos homólogos.

O arranque do ano é marcado por uma nova aceleração da concessão de crédito à habitação. O montante de empréstimos concedidos pelos bancos nacionais para a compra de casa atingiu em janeiro um máximo de oito anos, mostram dados do Banco de Portugal divulgados nesta terça-feira.

De acordo com a entidade liderada por Carlos Costa, foram disponibilizados 634 milhões de euros em novos empréstimos para a compra de casa no primeiro mês do ano. Trata-se do montante mais elevado, em termos homólogos, desde 2010.

É dada assim continuidade à aceleração que se tem vindo a registar ao longo dos últimos anos nos níveis de concessão de empréstimos para a compra de casa. Evolução que acontece no seguimento da melhoria das perspetivas económicas do país e das famílias, bem como da maior disponibilidade das instituições financeiras para disponibilizar financiamento. Algo que é percetível pelo alívio dos spreads cobrados e pelas campanhas publicitárias dos bancos que se têm focado nesse segmento.

Quando comparado com o mês de dezembro regista-se, contudo, uma desaceleração dos níveis de concessão de empréstimos com esse fim, algo que é tradicional em todos os primeiros meses de cada ano. Em dezembro de 2017, os bancos tinham disponibilizado 819 milhões de euros em crédito à habitação.

No que respeita à concessão de crédito ao consumo observou-se uma tendência semelhante. Em janeiro, os bancos disponibilizaram 342 milhões de euros em crédito para este fim, o que fica aquém dos 401 milhões verificados em dezembro, mas que numa base homóloga representa um máximo. O montante total concedido em janeiro foi o mais elevado dos últimos 14 anos, já que seria necessário recuar ao mesmo mês de 2004 para assistir a um valor mais alto.

No crédito a particulares com outros fins foram concedidos 135 milhões de euros em janeiro, abaixo dos 183 milhões registados em dezembro, e ainda aquém dos 139 milhões verificados em janeiro do ano passado.

Em termos agregados, os bancos disponibilizaram 1.111 milhões de euros em novo crédito aos particulares no primeiro mês deste ano, o que corresponde à fasquia mas elevada, em termos homólogos, desde o mesmo mês de 2010. Ou seja, há oito anos.

Nas empresas, também se verificou uma subida da concessão de empréstimos em janeiro. Os bancos deram 2.948 milhões de euros em crédito para este fim, acima dos 2.265 milhões concedidos no mesmo período do ano passado, sendo também o montante mais elevado desde 2014, em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito à habitação arranca o ano a acelerar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião