Energia puxa pela bolsa. Lisboa segue a Europa

A Galp Energia acompanhou a valorização dos preços do petróleo, ganhando mais de 2,5%. O PSI-20 acabou a semana em alta, seguindo a tendência dos pares da Europa.

A bolsa de Lisboa fechou a última sessão da semana em alta, a ser impulsionada pelo setor energético. A Galp Energia subiu mais de 2%, a acompanhar a valorização dos preços do petróleo.

O PSI-20 fechou a subir 0,53%, para os 5.423,80 pontos, com quatro cotadas em queda, uma inalterada e as restantes em alta. No resto da Europa, a tendência foi semelhante. O Stoxx 600 avança perto de 0,4%, com a maioria das praças europeias a registarem ganhos ligeiros.

A contribuir para este desempenho esteve, sobretudo, o setor energético. Na família EDP, a cotada liderada por António Mexia avançou 0,27%, para os 2,92 euros por ação, enquanto a EDP Renováveis ganhou 0,47%, para os 7,40 euros por ação.

O destaque vai para a Galp Energia. A petrolífera valorizou 2,55%, para os 15,09 euros por ação, numa sessão em que os preços do petróleo continuaram a recuperação das quedas que registaram nos primeiros dias desta semana. O barril de Brent, que serve de referência para o mercado nacional, sobe mais de 2% e negoceia já acima dos 65 dólares.

Também a impulsionar a bolsa nacional esteve outro dos pesos pesados, a Jerónimo Martins. A dona do Pingo Doce somou 2,34% para os 15,31 euros por ação.

A impedir maiores ganhos no PSI-20 esteve o BCP, que recuou 1,13%, para os 28,92 cêntimos por ação, e a Navigator, que perdeu 1,18%, para os 4,50 euros por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia puxa pela bolsa. Lisboa segue a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião