EUA isentam México e Canadá das tarifas sobre as importações

A Administração Trump decidiu excluir inicialmente os dois países das tarifas sobre a importação de aço e alumínio que pretende impor. Perdem esse direito se falharem atualização do acordo da NAFTA.

Os EUA decidiram excluir, pelo menos para já, o México e o Canadá da imposição de tarifas à importação de aço e alumínio. A confirmação foi dada na quarta-feira por Peter Navarro, conselheiro da Casa Branca para a área do comércio, citado pela Bloomberg.

Contudo esta isenção está sujeita a imposições. O que está previsto pela Administração de Trump é que os dois países não sejam sujeitos à aplicação dessas tarifas caso aceitem assinar um novo Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) que vá ao encontro da satisfação dos EUA, afirmou Navarro, acrescentando que os restantes aliados americanos podem usar um sistema semelhante para também pedir uma isenção dessas tarifas.

Caso essas negociações falhem, o Canadá e o México terão de fazer face às mesmas tarifas que a Administração Trump pretende impor aos restantes países. Ou seja, de tarifas de importação de 25% no aço e de 10% no alumínio.

“Esta é a situação e o Presidente tornou isso público”, afirmou Navarro. “Irá haver uma reserva que irá incluir o Canadá e o México até que a NAFTA esteja concluída”, acrescentou.

Este anúncio acontece numa altura em que na Europa se discutem formas de combate naquela que promete ser uma “guerra comercial” entre os dois lados do Atlântico.

A China, que é um dos maiores produtores de aço do mundo, entretanto já reagiu, prometendo uma “resposta adequada e necessária” às taxas alfandegárias dos EUA. Estas foram as palavras proferidas pelo ministro chinês dos Negócios Estrangeiros nesta quinta-feira, apontando os perigos de uma guerra comercial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA isentam México e Canadá das tarifas sobre as importações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião