Sogrape compra empresa Aura para reforçar presença em Espanha

A Sogrape está a reforçar a presença no mercado espanhol. Depois da compra, em 2012, da Bodegas LAN, é agora a vez da empresa de Fernando Guedes adquirir a Aura. Valor do negócio não foi divulgado.

A Sogrape voltou às compras em Espanha. Depois da compra da Bodegas LAN, em 2012, a empresa liderada por Fernando Guedes, adquire a Bodegas à Aura, em Rueda, uma das denominações de origem mais dinâmicas de Espanha. A compra foi feita à Pernod Ricard Winemakers Spain.

Em comunicado, a Sogrape adianta que esta nova aquisição está em “linha com a estratégia definida, que assume um claro foco na Ibéria” mas não adianta o valor do negócio.

“A partir do momento em que redefinimos as nossas linhas de orientação estratégica e assumimos que a focalização seria essencial à eficiência e crescimento da Sogrape, o reforço da nossa operação em Espanha foi sempre um objetivo”, sublinha Fernando da Cunha Guedes, CEO da Sogrape.

O CEO da empresa de vinhos refere que “ainda queremos continuar a crescer, mas esta aquisição responde de forma direta à intenção de ganhar escala em Espanha, quer pelo aumento da oferta relativamente a esta origem, quer pelo reforço inevitável da distribuição neste mercado, em particular no canal on-trade”.

A Aura, que detém 40 hectares de vinha de verdejo, produz atualmente dois vinhos de reconhecida qualidade. A produção é feita a partir de uma adega com capacidade para cerca de 900 mil litros.

"Queremos continuar a crescer, mas esta aquisição responde de forma direta à intenção de ganhar escala em Espanha, quer pelo aumento da oferta relativamente a esta origem, quer pelo reforço inevitável da distribuição neste mercado, em particular no canal on-trade.”

Fernando da Cunha Guedes

CEO da Sogrape

A Sogrape acrescenta que a “aquisição de Aura, em Rueda, é um passo natural para complementar o portfólio do grupo relativamente à origem Espanha, desenvolvendo a posição da LAN naquela que é já hoje uma das principais denominações de origem em Espanha, e líder destacado nos vinhos brancos deste país”.

As vendas dos vinhos da Rueda têm vindo a crescer de forma consistente desde 2000 e são especialmente relevantes em Espanha. O mercado espanhol vale atualmente cerca de 60% para a LAN, e apresenta-se em terceiro lugar no ranking dos principais mercados para o grupo Sogrape.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sogrape compra empresa Aura para reforçar presença em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião