Famalicão Cidade Têxtil é a nova marca do concelho

A autarquia presidida por Paulo Cunha apresenta esta noite uma nova marca. Famalicão Cidade Têxtil é um "chapéu" para a indústria mais representativa do concelho.

A Câmara de Vila Nova de Famalicão apresenta esta noite, uma nova marca para a cidade. Chama-se Famalicão Cidade Têxtil e é um “chapéu” para a indústria mais representativa da região. A ideia é que Famalicão possa ser reconhecido como a cidade têxtil, quer a nível nacional, quer a nível internacional, através de uma aposta clara no reforço da capacidade instalada em tecnologia, infraestruturas e recursos humanos.

A apresentação da nova marca é feita na iTechStyle Summit- II Conferência Internacional do Têxtil e Vestuário, cuja organização está a cargo do Citeve e da Câmara de Famalicão e que decorre até 2 de março, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Famalicão com o pelouro da inovação e da Economia, adianta em declarações ao ECO, que “o lançamento da nova marca tem por base três áreas: as pessoas (atenta à responsabilidade social das empresas e à atração de talentos); empresa com o apoio à internacionalização e à inovação; e a cidade com destaque para a valorização urbana, implementando soluções têxteis em contexto urbano”.

Entre os objetivos elencados para as empresas está, por exemplo, o de promover a excelência e a capacidade inovadora das empresas e dos centros de competências, alargar a base e a capacidade exportadora e potenciar a incorporação tecnológica.

A nova marca servirá sobretudo para tudo o que tenha a ver com o setor têxtil e conviverá com as outras marcas do concelho, como o Famalicão Made In.

No documento que serve de apresentação ao Famalicão Cidade Têxtil pode ler-se que “o Norte de Portugal é a região da Europa com maior relevância para o setor têxtil e do vestuário (STV), sendo Famalicão o epicentro dessa região que acolhe uma fileira completa, estruturada, flexível e dinâmica, e onde num raio de 60 quilómetros, a indústria têxtil pode oferecer ao cliente todas as soluções necessárias dentro da cadeia de produção”.

"O lançamento da nova marca tem por base três áreas: as pessoas (atenta à responsabilidade social das empresas e à atração de talentos); empresa com o apoio à internacionalização e à inovação; e a cidade com destaque para a valorização urbana, implementando soluções têxteis em contexto urbano.”

Augusto Lima

Vereador da Câmara Municipal de Famalicão

O concelho de Famalicão, o terceiro mais exportador do país, segundo dados do INE, referentes ao ano de 2015, apresentava de 813 empresas ligadas ao setor têxtil, que comportavam 11.093 trabalhadores e um volume de negócios de 770 milhões de euros. O setor era inclusive responsável por um volume de exportações de 459 milhões de euros.

O documento frisa que a indústria têxtil, pelo seu dinamismo, conseguiu cruzar-se com outros setores de atividade, nichos especializados e de maior valor acrescentado.

Augusto Lima lembra inclusive que “o setor têxtil e vestuário é a principal indústria da região, a par da fileira automóvel, de resto o próprio setor trabalha bastante com o automóvel, mas em número de empresas é o têxtil o maior, sem margem para dúvidas, a par dos têxteis técnicos que já têm um peso significativo no volume de negócios da região”.

O vereador da Economia destaca que a cidade acolhe “grandes marcas, grandes empresas produtoras e conceituadas infraestruturas tecnológicas e de inovação, que garantem diversidade, diferenciação, qualidade e excelência à indústria têxtil portuguesa”.

A nova marca corporiza a identidade têxtil do concelho, traduzindo a força de um novelo de fio tradicional que evolui com os inputs tecnológicos e de inovação.

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