Défice na Associação Mutualista agrava-se para 300 milhões

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2018

As contas consolidadas de 2016 do grupo Montepio ainda não estão fechadas. Mas podem revelar capitais próprios negativos entre 300 e 350 milhões de euros.

As contas consolidadas de 2016 do grupo Montepio ainda não estão fechadas. Mas podem revelar capitais próprios negativos entre 300 e 350 milhões de euros. Ou seja, um agravamento de pelo menos mais de 200 milhões de euros face ao que foi registado no exercício anterior.

A dimensão final deste desequilíbrio pode ainda estar dependente de um facto subsequente que liberte capital, avança o Público (acesso condicionado), que explica que este facto poderá tratar-se de desinvestimento que liberte capital e ajude a fixar os capitais próprios num montante menos negativo. Por exemplo, a venda de 60% da Montepio Seguros aos chineses da CEFC Energy Company Limited, negócio assinado no final do ano passado mas que ainda não foi concretizado.

Questionada pelo Público, a Associação Mutualista “desmente categoricamente que o valor apurado seja o referido, uma vez que as contas ainda não estão fechadas e consequentemente auditadas. Uma vez que não tem qualquer fundamento, não alimenta qualquer especulação”.

O jornal escreve ainda que o Conselho Geral da Associação Mutualista, dona do Montepio, se vai reunir esta quarta-feira para aprovar o relatório de atividade. Na mesma reunião, poderão ainda ser discutidos ajustes nas listas candidatas aos órgãos sociais da Caixa Económica Montepio Geral, neste momento ainda espera da luz verde do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Défice na Associação Mutualista agrava-se para 300 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião