Coreia do Norte aberta a conversações com EUA

  • ECO e Lusa
  • 25 Fevereiro 2018

O presidente sul-coreano encontrou-se com um general do Norte que garantiu que Pyongyang está disposta a negociar com os Estados Unidos, um dia depois de acusar os EUA de um "ato de guerra".

De acordo com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a Coreia do Norte está disposta a entrar em conversações com os Estados Unidos da América (EUA), escreve a BBC. O general norte-coreano Kim Yong-chol encontrou-se com o presidente da Coreia do Sul antes da cerimónia de encerramento das Olimpíadas de Inverno, que decorrem na cidade de Pyeongchang.

As autoridades norte-americanas já rejeitaram um encontro entre as delegações dos dois países nos próprios Jogos Olímpicos, onde a filha do presidente Donald Trump, Ivanka, está presente. No entanto, os Jogos Olímpicos têm proporcionado oportunidades para o Norte se aproximar mais de Seul, no que alguns dizem ser uma tentativa de afastar a Coreia do Sul de Washington D.C.

O presidente Moon disse que o general norte-coreano se mostrou “muito disposto” a reunir com os Estados Unidos, e concordou que as relações entre Pyongyang e a Coreia do Sul e os Estados Unidos poderiam melhorar em simultâneo.

Estas declarações chegam poucas horas depois de uma declaração vinda de Pyongyang que classificava as sanções dos Estados Unidos como um “ato de guerra”.

Na passada sexta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou as novas medidas para isolar a Coreia do Norte, definindo-as como “as mais pesadas sanções já impostas contra um país”. Em causa estão limites a 27 empresas marítimas registadas ou sediadas em países que mantêm relações com a Coreia do Norte.

“Trump está a tentar mudar-nos através das sanções e das suas palavras hostis, o que revela ignorância sobre o nosso país. Temos as nossas próprias armas nucleares, uma espada de justiça que nos protege contra as ameaças dos Estados Unidos”, disse o Ministério das Relações Externas da Coreia do Norte.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coreia do Norte aberta a conversações com EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião