Bolsa ganha com a energia. Novabase afunda mais de 3% após queda dos lucros

Depois da queda, a bolsa nacional está a valorizar, ainda que ligeiramente. Segue a tendência das pares europeias, recuperando da queda provocada pela Fed.

A bolsa nacional arrancou a sessão em queda, mas inverteu a tendência. Segue com uma valorização ligeira, suportada pelo comportamento positivo dos títulos do setor energético. Acompanha, assim, a tendência das praças europeias num dia que está a ser negativo para a Novabase, depois do trambolhão nos resultados.

O PSI-20 segue a ganhar 0,08% para 5.455,72 pontos, depois de ter perdido 0,32% na sessão anterior. Na Europa, o cenário é semelhante, com os índices a corrigirem da queda provocada pelos receios em torno do ritmo de subida das taxas de juro do outro lado do Atlântico.

Os títulos do setor energético destacam-se. A EDP soma 0,4% para 2.738 euros, já a EDP Renováveis ganha 0,07%. A Galp Energia avança 0,14% para 14,80 euros, isto num dia marcado pela subida dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

O petróleo está a valorizar, suportado por inventários de crude mais baixos dos EUA, mas os ganhos estão limitados pelo aumento das exportações norte-americanas, que levou as importações líquidas do maior consumidor de combustível do mundo para um mínimo recorde. O Brent está perto dos 67 dólares.

O BCP chegou a puxar pela bolsa, mas está agora em queda. Recua 0,24%, isto quando os CTT estão a perder 0,29% para 3,43 euros, num dia que fica marcado pela greve dos trabalhadores da empresa de correios.

Nota ainda para a Novabase. Os títulos da tecnológica cedem 3,3% para os 2,93 euros depois de a empresa ter revelado uma quebra acentuada dos lucros em 2017. Apesar disso, manteve o valor do dividendo.

(Notícia atualizada às 8h19 com mais informação)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa ganha com a energia. Novabase afunda mais de 3% após queda dos lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião