5 coisas que vão marcar o dia

  • Rita Atalaia
  • 23 Fevereiro 2018

Por cá, terá a greve geral e manifestação dos trabalhadores dos CTT. Lá fora, o foco vira-se para os dados da inflação e para o discurso de responsáveis da Reserva Federal dos EUA.

O dia vai ser marcado por vários eventos. Por cá, o foco centra-se na greve geral e manifestação dos trabalhadores dos CTT e na audição do governador do Banco de Portugal no Parlamento. Lá fora, atenção virada para os números da inflação da Zona Euro, mas também para o discurso de vários responsáveis da Reserva Federal dos EUA, com os investidores à procura de pistas sobre o rumo da política monetária do outro lado do Atlântico.

Greve geral e manifestação dos CTT

Os trabalhadores do grupo CTT marcaram uma greve nacional e uma manifestação para esta sexta-feira. Um protesto contra a redução de pessoal, o encerramento de postos de atendimento e a sobrecarga de trabalho dos carteiros. Os quatro sindicatos que convocaram a greve e a manifestação defendem a reversão da privatização dos CTT – Correios de Portugal e um serviço postal universal de qualidade.

Carlos Costa ouvido no Parlamento

O governador do Banco de Portugal vai ser ouvido no Parlamento, no grupo de trabalho sobre conta base e condições dos contratos de crédito. Isto depois de o banco central ter apertado as regras ao crédito, recomendando aos bancos a imposição de limites a alguns dos critérios usados na avaliação de solvabilidade dos clientes. Em causa estão três medidas preventivas da iniciativa do regulador a aplicar nos novos contratos de crédito.

Conselho europeu discute orçamento da UE

Os Chefes de Estado vão estar reunidos em Bruxelas, num conselho europeu informal, para debaterem questões institucionais. É o caso da composição do Parlamento Europeu após as eleições de 2019 e o método usado para nomear altos cargos da União Europeia. Mas também vão discutir o orçamento de longo prazo da região. No final deste encontro, o foco virar-se-á para a conferência de imprensa, às 17h00 de Lisboa, com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Como vai a inflação na Zona Euro?

É esta quinta-feira que se vão ficar a conhecer os números para os preços na Zona Euro em janeiro, tentando perceber se a tendência de abrandamento vai continuar. Segundo o Eurostat, o gabinete de estatísticas europeu, a inflação fixou-se nos 1,4% em dezembro de 2017, travando face à variação anual de 1,5% em novembro.

Responsáveis da Fed em foco após minutas

Quando William Dudley e Loretta Mester, dois responsáveis da Reserva Federal dos EUA, discursarem, as suas palavras vão ser escrutinadas pelos investidores. Estes querem tentar encontrar pistas sobre o futuro da política monetária do outro lado do Atlântico. Isto depois de as minutas da reunião de janeiro do banco central terem mostrado que a instituição está confiante na economia norte-americana, considerando que a subida dos juros é “adequada”. Neste encontro, os juros ficaram inalterados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião