Fed pressionou bolsas europeias e Lisboa foi atrás

Investidores estiveram pouco disponíveis para o risco depois de a Fed ter deixado pistas de que pode subir os juros de forma mais repentina. Europa fechou no vermelho e a bolsa nacional não resistiu.

Ao deixar pistas para uma subida dos juros de forma mais agressiva do que o mercado esperava, a Reserva Federal norte-americana deixou os investidores com pouco apetite pelo risco, o que pressionou a sessão nas bolsas europeias. A praça nacional não escapou a esta pressão, com o PSI-20 a ser ainda penalizado pelo mau desempenho do BCP.

O principal índice português caiu 0,32% para 5.450,52 pontos, com dez cotadas a fecharem abaixo da linha de água. Nota de destaque para o BCP, o peso pesado da bolsa portuguesa: as ações cederam 2,03% para 0,2895 euros. A Galp também recuou 0,4% para 14,78 euros, pressionado pela desvalorização do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.

Lá por fora, os principais índices europeus fecharam ligeiramente abaixo da linha de água: o Stoxx 600 e o Stoxx 50. Também o alemão Dax 30 caiu 0,07%. Do lado positivo, o parisiense CAC 40 ganhou 0,13%. E melhor esteve a bolsa de Madrid, que somou 0,54%.

A condicionar a negociação no Velho Continente esteve sobretudo a expectativa dos investidores em relação àquilo que poderá ser o comportamento da Fed em termos de política monetária. O banco central americano revelou esta quarta-feira as minutas da última reunião, onde ficou demonstrado um maior otimismo dos responsáveis com a economia.

“Mas muitos investidores assimilaram a ideia de que poderá haver mais aumentos da taxa de juro, levando os mercados a reagir em baixa”, comentou Carla Santos, gestora da corretora XTB.

Por Lisboa, as boas notícias vieram da EDP e dos CTT. A elétrica subiu 1,72% para os 2,727 euros. A empresa de correios viu o seu título valorizar 1,18% até aos 3,44 euros. Ambos travaram uma maior queda da bolsa.

(Notícia atualizada às 17h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed pressionou bolsas europeias e Lisboa foi atrás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião