Turistas deixaram valor recorde de 41 milhões de euros por dia em Portugal

As receitas turísticas ultrapassaram os 15 mil milhões de euros. O saldo da balança turística foi positivo em 10,9 mil milhões de euros, um aumento de 24% em relação a 2016.

As receitas turísticas ultrapassaram, pela primeira vez, os 15 mil milhões de euros no ano passado, um valor recorde que acompanha a evolução do número de hóspedes recebidos pela hotelaria nacional. Os turistas gastaram, assim, mais de 41 milhões de euros, por dia, em Portugal.

Os dados foram divulgados, esta terça-feira, pelo Banco de Portugal. Ao todo, as receitas turísticas ascenderam a 15.152.270.000 euros no ano passado, o que representa um aumento de 19,5% em relação aos números de 2016. Já os portugueses gastaram 4,29 mil milhões de euros no estrangeiro, uma subida de 11,5%. Feitas as contas, a balança turística registou um saldo de 10,9 mil milhões de euros, um aumento de 24% em relação a 2016.

A balança turística respondeu, assim, por mais de 70% da balança de serviços, cujo saldo ascendeu a 15,6 mil milhões de euros. Já a balança de bens e serviços registou um saldo de 3,5 mil milhões de euros.

Os números são conhecidos depois de terem sido revelados outros valores recorde para o setor do turismo. Os estabelecimentos hoteleiros nacionais receberam mais de 20 milhões de hóspedes no ano passado, um número que deverá subir para 22 milhões se se contabilizar os alojamentos locais.

(Notícia atualizada às 12h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turistas deixaram valor recorde de 41 milhões de euros por dia em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião